O Projovem Trabalhador já está a todo vapor nas cidades de Brumado, Caetité, Candiba, Contendas do Sincorá, Guanambi, Ituaçu, Lagoa Real, Livramento, Palmas de Monte Alto, Sebastião Laranjeiras e Vitória da Conquista. São 800 jovens recebendo os cursos de Comunicação e Marketing Social, Eletricista Predial, Manipulador de Alimentos, Pedreiro/Pintor, Agroextrativismo, Administração, Atendente de Farmácia e Cozinheiro Auxiliar. O projeto é coordenado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Sudoeste (IDSB) que tem como um dos seus objetivos desenvolverem ações de qualificação profissional e estímulo ao conhecimento.
A jovem, Juliana Novaes, da cidade de Caetité percebeu no curso de Organizador de Eventos a chance para melhoria de vida. Segunda ela o curso é “uma grande oportunidade de inclusão social, acesso a novas informações, aprendizagem contextualizada com a realidade atual. Só tem a somar nas vidas de todos jovens, cheios de sonhos e em busca de um espaço nesta sociedade excludente.” Os cursos oferecidos são um complemento a educação básica.
O aluno Wadson Oliveira Matos do curso de Agroextrativismo em Guanambi diz que o Projeto é um auxílio no conteúdo escolar e ainda destaca o ensino dos direitos e deveres do cidadão, a conscientização ambiental e a convivência em grupo. Além da capacitação profissional os jovens recebem qualificação social. A instrutora Rosângela Pereira do curso de Manipulador de Alimentos diz que “os jovens aprendem sobre direitos humanos, cidadania, direitos e deveres do trabalhador, ser produtivo e administrar seu tempo.” Segundo ela esses são pontos imprescindíveis para que os estudantes tornem-se bons profissionais, seja como empregado ou empreendedor.
Os cursos do Projovem Trabalhador vão até dezembro deste ano, os alunos apenas começaram suas atividades, ainda há muito a ser aprendido.
ASCOM – IDSB