O Cesol Sertão Produtivo assessora atualmente 72 grupos de Economia Solidária em todo o território, prestando assessoria técnica e colaborando para o crescimento dos empreendimentos. Um deles é o Grupo de Mulheres da Associação de Pedra Grande, em Pindaí, que trabalha na área de alimentos, com a produção de polpas de frutas, doces, geleias, pão caseiro e beijus. Formado por 12 mulheres, o grupo foi um dos primeiros do território a receber o assessoramento do Cesol, além de contar também com a parceria de outras instituições, como a Renova Energia. Com o trabalho em conjunto desenvolvido até aqui, o empreendimento ganha destaque. Conheça um pouco esse grupo de mulheres e os avanços alcançados.
A colaboração do Cesol com o Grupo de Pedra Grande já perpassou por alguns caminhos. Um deles foi o trabalho assessorado por uma nutricionista, que que realizou junto com as empreendedoras o estudo do rótulo de seus produtos e também a realização do Procedimento Operacional Padrão (POP), que padroniza toda a produção, para uma melhor qualidade e também para a criação de uma identidade de sabor. Além disso, houve grande articulação para a comercialização dos produtos, que resultou com a contratação do grupo por dois municípios para fornecimento de merenda escolar. O melhoramento da estrutura física do espaço de produção da Associação também foi articulada pela via do crédito e hoje elas têm um espaço que propicia uma maior organização e segurança para o trabalho. Com essas ações, o grupo hoje é mais organizado e teve sua receita aumentada.
Maria Mendes, empreendedora do grupo corrobora: "Temos aqui uma missão de fazer acontecer e para isso foi e é importante a presença do Ceosl. Sou do Movimento de Mulheres Camponesas e luto pelo trabalho das agricultoras, então desde sempre era um sonho fazer um grupo de trabalho, que gerasse renda na nossa comunidade. Em 2007, chegamos a participar da licitação para merenda escolar e conseguimos produzir com muita luta. Já participamos de licitações de outros municipios e tivemos muita demanda a ponto de ficar até devendo merenda. Em 2011 fazíamos beiju e geleia, mas foi em 2012, com a presença do Cesol, nos ajudando a organizar o trabalho, a melhorar o produto, que conseguimos arrumar melhor o nosso ambiente de trabalho, e crescer. Estamos muito animadas, todas empenhadas para crescer mais. Queremos ainda ter um espaço só para nosso grupo de mulheres, pois hoje usamos a casa de farinha da associação. Temos muitas ideias e muita vontade!"