Aconteceu nesta segunda-feira (21 de abril), no auditório do IDSB, em Vitória da Conquista, o treinamento de 58 instrutores do Qualifica Bahia 2014, vindos de 15 municípios de toda a região, onde o IDSB irá executar o projeto a partir do mês de maio. Geralmente, antes do início das atividades do Projeto, o IDSB promove esse encontro com as pessoas que irão trabalhar com os alunos, para que possam conhecer mais a fundo o Qualifica e seus detalhes de execução.
Representando a presidência do IDSB, Eduardo Moreaes e Wilde Soares estiveram presentes para abrir o encontro, dando as boas vindas aos instrutores, que, segundo Eduardo Moraes, são verdadeiros parceiros do Instituto. "A cada nova execução do Qualifica Bahia, angariamos mais pessoas para trabalhar nos municípios, essas pessoas são parceiras nossas, é dessa forma que trabalhamos para fazer o projeto acontecer e alcançar sucesso", comenta Eduardo Moraes.
Durante o treinamento, realizado pela coordenação do Qualifca, na pessoa de Jocélia Melo, os instrutores puderam se atualizar sobre o Projeto, como ele funciona, quais são seus objetivos. O projeto foi esmiuçado nos mínimos detalhes de cada etapa: de qualificação social e de qualificação profissional, para que os instrutores sanassem todas as dúvidas sobre a execução. Na oportunidade, também foi apresentado o material pedagógico, como módulos, que seriam distribuídos aos alunos. Num segundo momento, os instrutores também participaram de dinâmicas de grupo, com grande descontração, comandado pela coordenadora Márcia Soares, onde demonstraram empenho e participação ativa para a realização do Qualifica Bahia.
Para Jocélia Melo hoive muita motivação: "Percebemos o comprometimento, o envolvimento e disposição para fazer o melhor. Colocamos para eles que o sucesso do projeto depende deles, pois é quem está na ponta com o aluno. O empenho deles é que traz o sucesso do projeto. Neste treinamento em especial, tivemos muita participação de todos. O projeto é novo em sete cidades, onde o IDSB irá atuar pela primeira vez, então será uma execução especial a deste ano."
O Qualifica Bahia terá início em maio, com duração de dois meses, e estão previstas 26 turmas, com 13 diferentes cursos.