O Grupo de Mulheres beneficiadoras de Mandioca Raízes do Sertão, das comunidades de Pajeú do Josefino, Curral de Varas, Jurema dos Barbosa e Beira Rio, Distrito de Morrinhos, Município de Guanambi, junto com o Cesol Sertão Produtivo e a Renova Energia, apresentou a Unidade de Beneficiamento de Mandioca para a Prefeitura de Guanambi, representada pela Secretaria de Assistência Social, na pessoa da assistente social Rosinei Menezes. O encontro foi marcado por um descontraído e delicioso café da manhã, onde os presentes puderam degustar os produtos derivados de mandioca feitos pelas agricultoras das comunidades.
Compareceram no café da manhã Claudiana, da Direc 30; Jucileide, da Unidade Escolar Monteiro Lobato; Irene, do CEEP; Patrícia, da Unidade Escolar Idalice Nunes; Adriana e Fabrícia, Nutricionistas da Prefeitura Municipal de Guanambi; Regis, atual Coordenador da Alimentação Escolar do Município; Alice, Renato e Felipe da Renova Energia; Luiz Cravo, Leiliane e Maridalva da Cesol Sertão Produtivo; Representantes da unidade, Maria da Glória, Maria Ana, Maria de Fátima, Maria Augusta, Valdineide, Alessandra e Clécia e Sr. Pedro Barbosa Presidente da Associação de Curral de Varas.
O intuito deste encontro especial foi, além de apresentar o local e os produtos, conversar sobre a possibilidade da Unidade de Beneficiamento de Mandioca produzir as merendas escolares do município, já que os fornecedores atuais são de fora da cidade, devido à falta de um local para produzir a quantidade de merenda que as escolas municipais demandam. Agora, com a Unidade, que tem estrutura para a produção dessa quantidade de merenda, a possibilidade de fornecer merenda do próprio município é palpável. Os produtos, tais como brigadeiros, bolos, sequilhos, chimangos, tapiocas e outras variedades, foram degustados e muito elogiados.
Com essa ação, tanto o Cesol quanto a Renova cumprem o seu papel de prestar assistência técnica e gerencial, fortalecendo as políticas públicas de economia solidária e possibilitando a geração de trabalho e renda a dezenas de famílias.
Fonte: Ascom SEMAS Guanambi