Na última sexta-feira, 22 de julho, aconteceu no Centro de Cultura da cidade de Guanambi a Aula de Integração do Projovem Trabalhador. As cidades da micro-região: Caetité, Palmas de Monte Alto e Cândiba também estiveram presentes. O governo Federal e do Estado da Bahia têm investido na qualificação profissional e social dos jovens. Na localidade estavam presentes os 270 alunos dos cursos de Agroextrativismo, Manipulador de Alimentos, Eletricista Predial e Organizador de Eventos. Todos estes sob a coordenação do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB) que atua em mais sete cidades da região.
O cerimonial do evento foi dirigido pelo professor, Juracy Dantas, da cidade de Caetité. O evento foi abrilhantado por diversas apresentações realizadas pelos os alunos. Peças teatrais, músicas e depoimentos foram algumas das formas como eles representaram através da arte seus talentos e potencialidades. A aluna Valcilene Pereira encantou a todos com sua música. Quem também emocionou o público foi à estudante Juliana Alves, que fez um depoimento sobre a importância do curso na sua vida. A mesa de honra da solenidade foi composta por: Doutora Fátima Oliveira (Vice-Prefeita de Catité), José Carlos Lelis “Latinha” (Vereador de Guanambi), Paula Conceição Gomes (Secretária de Educação de Palmas de Monte Alto), Vadilson Medeiras (Secretário de Indústria e Comercio de Guanambi), o aspirante a Oficial Roberto de Oliveiro do 17º Batalhão da Polícia Militar, Angelita Pereira Caldas (Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cândiba) e Elias Dourado (subsecretário da Secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte - SETRE) representando o Secretário Nilton Vasconcelos.
Também esteve presente a Coordenadora Geral do IDSB, Wilde Soares. O presidente do IDSB, Eduardo Moraes deu início a solenidade ressaltando o compromisso do Instituto com a qualidade dos cursos oferecidos e a importância da capacitação tanto social quanto profissional desses jovens. Nesses cinco anos de atuação o IDSB já qualificou cerca de 3.000 jovens em diversos projetos realizados. O subsecretário, Elias Dourado, ressaltou que o Projovem Trabalhador tem como objetivo fortalecer a educação. Segundo ele projetos dessa natureza são o principal instrumento no combate a violência, as drogas, o abando escolar e outras mazelas sociais que atingem a juventude brasileira.
ASCOM – IDSB