Em Vitória da Conquista, entre fevereiro e março, o IDSB realizou os cursos de Pintura de Ambientes com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) de Vitória da Conquista, no Assentamento Santa Marta, pelo Qualifica Bahia. No total, 33 alunos concluíram o curso. Entre eles, está uma pessoa de destaque: Eliene Nazaré.
Eliene com o certificado de conclusão do curso de Pintura de Ambientes pelo Qualifica Bahia, executado no MST pelo IDSB. Foto: Ascom IDSB[/caption]
Eliene mora no Assentamento Santa Marta com sua família e a equipe do IDSB foi fazer uma visita depois da notícia de que ela estava fazendo "arte" por toda a casa.
Eliene mostra alguns de seus desenhos. Foto: Ascom IDSB
Desenho, pintura, arte... Foto: Ascom IDSB
Pintura em almofadas, em cabaças, em peças de louça, quadros, desenhos a lápis, e a própria pintura de parede - com o dom para as artes, Eliene nos recebeu em sua casa e contou um pouco de sua história. Segundo ela, desde pequena gostava de desenhar. "Sempre que tinha algo para fazer na comunidade, um cartaz, uma faixa, uma decoração para festa, lá estava eu, pintando, produzindo, desenhando se precisasse, cartazes para festas de São João...e até hoje é assim", comenta rindo.
Sua mãe, com orgulho, mostrou-nos as artes da filha: "aqui em casa onde você vê um pedacinho de tinta, é porque tem a mão de Eliene no meio. Para mim ela é uma artista". Há alguns anos, decidida a entrar num curso para aprimorar as habilidades que sabia que tinha, Eliene veio a Conquista e participou de um curso de desenho, onde produziu algumas obras de encher os olhos. Com a facilidade que tem de desenhar rostos, Eliene nos mostrou alguns trabalhos que fez durante o período que esteve no curso.
Pintura em cabaças e garrafas. Foto: Ascom IDSB
Quarto de Eliene pintado por ela ao final do curso de Pintura de Ambientes. Foto: Ascom IDSB
"Não continuei o curso e nunca mais desenhei. Mas quando soube que ia ter o curso de Pintura de Ambientes aqui no Assentamento, fiquei muito feliz e não tive dúvidas que iria participar. Eu gosto disso. Fiz o curso e foi maravilhoso. Aprendi muitas técnicas. Tenho o material guardado e com ele eu pintei o meu quarto. Aprendi também muito além da pintura. O grupo era muito bom, só amigos, e com eles aprendi um pouco da arte da convivência", completa.
As artes de Eliene não se restringem à sua casa. Na casa de outras pessoas da família ela já esteve passando o pincel de tinta.. e que o diga a Igreja da comunidade do MST. Para quem passa no local, não tem como não prestar atenção na linda cor azul celeste que a Igreja hoje tem. "Quando terminou o curso decidimos mudar a cara da Igreja, então pintamos por fora e por dentro, junto com outros colegas. Ficou a coisa mais linda. Temos muito orgulho".
Pintura em vidro. Foto: Ascom IDSB
Pintura em almofadas. Foto: Ascom IDSB
Camila Oliveira, também excelente aluna do curso de Pintura de Ambientes, hoje trabalha na Escola da comunidade, e comenta da importância do IDSB ter voltado os olhos para o Assentamento: "o curso foi uma excelente oportunidade pra gente aprender uma atividade. A pintura na casa de Eliene e também da Igreja da nossa comunidade mostrou para nós mesmos que temos potencial. Para além da pintura, o curso também abriu as portas pra que a gente pudesse pensar em oportunidades além do que já estamos acostumados. Foi o primeiro curso de qualificação profissional para as pessoas do MST e fez com que não nos sentíssemos esquecidos".
Depois de pintada pelos alunos do Qualifica Bahia, a Igreja é a menina dos olhos da comunidade. Feito com capricho e dedicação, o trabalho desenvolvido por essas pessoas tão especiais mostra o quão válido foi para o IDSB executar o projeto no Assentamento. E nos mostra também o leque de oportunidades que existe em cada cantinho da zona rural, ou das comunidades muitas vezes escanteadas das possibilidades de qualificação.
Camila e Eliene com material de pintura na Igreja. Foto: Ascom IDSB
Igreja do Assentamento Santa Marta pintada pelos alunos do Qualifica Bahia. Foto: Ascom IDSB
Interior da Igreja, também todo pintado pelos alunos. Foto: Ascom IDSB
Eliene e Camila mostram o trabalho que fizeram. Foto: Ascom IDSB