Considerando a necessidade contínua de aperfeiçoamento dos profissionais atuantes na Economia Solidária dos Centros Públicos e as relevantes alterações na legislação do Terceiro Setor, no que tange aos aspectos contábeis e jurídicos, a Assessoria em Contabilidade do Centro Público de Economia Solidária do Território Sertão Produtivo – CESOL participou do III Seminário Baiano de Contabilidade para o Terceiro Setor. O evento aconteceu nos dias 16 e 17 de agosto em Salvador, e teve como temática principal: A Contabilidade Como Instrumento de Transparência das Entidades de Interesse Social.
O encontro promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia – CRC BA possibilitou a agregação de conhecimentos específicos, atualmente tão pouco discutidos no cenário contábil, como: Imunidades e isenções tributárias para entidades sem finalidade econômica, Certificado de Entidade Beneficente de Interesse Social – CEBAS, qualificação de OSCIP’s, títulos de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal, evidenciação dos demonstrativos contábeis e prestação de contas, com a participação de especialistas no Terceiro Setor, Auditores e Promotor de Justiça.
A contabilidade possui um papel essencial no processo de desenvolvimento socioeconômico das entidades, desde que respaldadas em informações confiáveis e prezando pela transparência.
Vale ressaltar que todos os empreendimentos atualmente assessorados pelo Cesol Sertão Produtivo demonstraram necessidade de acompanhamento contábil, no que diz respeito aos seus controles internos e prestação de contas. Sendo assim, já munido dos conhecimentos conquistados neste Seminário, possibilitará melhores encaminhamentos às demandas evidenciadas nos planos de ação dos empreendimentos assessorados pelo Centro Público.
Relato do Assessor Contábil do Cesol, Warlei Oliveira de Souza.