Nos últimos anos, o IDSB foi um agente de mudanças fundamental na vida de milhares de jovens que tiveram a oportunidade de repensar o futuro e construir um novo caminho. Dois grandes projetos foram executados pelo Instituto em 2010: o Plano Territorial de Qualificação (PlanTeQ) e o Trilha, ambos realizados pelo Governo Federal em parceria com o governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O PlanTeQ qualificou 132 jovens beneficiários do Programa Bolsa Família, que não tinham ocupação, nos cursos de Torneiro Mecânico, Pedreiro Polivalente e Costura Industrial. As cidades contempladas foram Barra do Choça, Caetité, Guanambi e Maiquinique. Já o Projeto Trilha, que foi desenvolvido de junho a setembro, atingiu um número ainda maior de jovens, 805 no total, que foram certificados em Administração, Vestuário, Turismo e Hospitalidade, Alimentação e Agroextrativismo, nos municípios de Ituaçu, Tanhaçu, Livramento de Nossa Senhora, Urandi, Palmas de Monte Alto, Guanambi, Caetité e Brumado.
Para que esses Projetos fossem desenvolvidos muitas foram as pessoas envolvidas em sua execução. A diretoria do Instituto foi quem primeiro se engajou nas ideias e a partir disso outros profissionais se empenharam para que o que era apenas um ideal se concretizasse e mudasse várias histórias. Selecionar os jovens que podem participar dos Projetos é sempre um primeiro dilema, pois muitas pessoas se interessam, mas apenas algumas se enquadram nas exigências feitas pelo Governo Federal, que é o realizador dos Projetos, então para selecionar quem deve compor a lista de participantes, o Instituto conta com a ajuda das prefeituras dos municípios parceiros, que são essenciais para que o trabalho desenvolvido seja exitoso.
Após a seleção de alunos, começa a escolha dos profissionais que vão trabalhar diretamente com esses jovens, são os instrutores, que passam por um treinamento intensivo, tudo com o objetivo de desenvolver um trabalho efetivo e que gere bons frutos. Por trás de tudo isso está a equipe que colabora com o IDSB, que se empenha para que tudo ocorra segundo o cronograma, primam por um ensino de qualidade, cobram empenho dos envolvidos e se asseguram de que tudo está seguindo o curso desejado.
O objetivo do Instituto é promover desenvolvimento baseado em sustentabilidade, primando sempre pela qualidade de vida e pelo crescimento pessoal e profissional das pessoas, e ele consegue atingir o que pretende quando permite que jovens consigam vislumbrar um futuro melhor, com novas possibilidades. Esse é o caso de Estácio Pereira, do município de Guanambi, que já participou de dois projetos desenvolvidos pelo IDSB, um em 2009 e outro em 2010, que afirma: “esses cursos são uma oportunidade imensa, e se nós temos essa oportunidade, por que não abraçar, para assim, quem sabe, crescer futuramente”. Com toda essa experiência e cheio de energia o IDSB começa 2011 com o intuito de continuar colaborando para a construção de um mundo melhor, com mais oportunidade para todos.