Geralmente quando se pensa em roupa, logo lembra-se de consumo desenfreado. Mas o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB) provou o contrário, pois, no desfile realizado na última sexta-feira, 22, no Shopping Conquista Sul, em Vitória da Conquista, ficou comprovado que com um pouco de consciência ambiental e muita criatividade é possível confeccionar peças com materiais que normalmente têm o lixo como destino. A proposta do desfile não foi explorar a moda e suas vertentes e sim mostrar que é possível ajudar o meio ambiente e contribuir para o desenvolvimento de um mundo melhor e mais limpo. Participaram do desfile os jovens que concluíram o Projeto Trilha, realizado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre) e executado pelo IDSB nos municípios de Ituaçu, Tanhaçu, Livramento de Nossa Senhora, Urandi, Palmas de Monte Alto, Guanambi, Caetité e Brumado.
Antes de entrar na passarela os “modelos” estavam ansiosos e cheios de expectativa, como foi o caso de Gilmar Dias, do município de Caetité, que confessou estar sentindo aquele friozinho na barriga. Mas essa inquietação foi somente antes do desfile começar, pois quando eles pisaram no tapete vermelho mostraram todo o seu potencial. Muitas pessoas das cidades dos jovens vieram para poder assistir à apresentação. Juraci Antunes Dantas Junior, instrutor de Caetité, emocionado declarou que foi “um sonho que se tornou realidade, a prova de que é possível lutar e acreditar, e o Trilha trouxe essa esperança para os jovens”. Além dos convidados, diversas pessoas que estavam passeando no Shopping pararam para prestigiar o evento, como a senhora Carmem Ferreira, de Vitória da Conquista, que considerou a iniciativa “excelente, pois isso vai ser uma ideia produtiva para os jovens, para que eles pensem, analisem a preocupação que nós devemos ter com o meio ambiente”.
Lembrando ainda que “a gente não pode simplesmente descartar certos materiais sem saber se eles vão ter ou não algum uso mais tarde”. O principal objetivo do evento foi alcançado, pois ele levou os presentes a refletirem sobre as questões referentes ao cuidado com o meio ambiente. Eduardo Moraes, presidente do IDSB e responsável pela ação, afirma que “nós trouxemos as roupas criadas e confeccionadas pelos jovens do Trilha para um centro de consumo, e aproveitamos para chamar a atenção de que é necessário mudar a atitude e reduzir o descarte de produtos recicláveis na natureza”, avaliando o evento de maneira muito positiva.
Esse foi o mesmo pensamento do instrutor do Projeto em Livramento, Rafael Valsecchi Ribeiro de Sousa, que se mostrou contente e surpreso, considerando que “o Instituto cumpriu com a sua parcela de contribuição para a questão da consciência, pois cada um tem que fazer a sua parte e o IDSB tem feito a dele”. Já a aluna Inês Maria Fernandes Baleeiro, de Urandi, achou “muito interessante porque é para conscientizar realmente as pessoas de que o mundo, a natureza precisa de ajuda, esse desfile foi na verdade um alerta de como é fácil e importante reciclar”, e complementa afirmando que “pelo menos uma sementinha a gente conseguiu plantar na consciência de cada um dos presentes”. Ilana Teixeira Ascom/IDSB DRT- 2759