Manifesto em Vitória da Conquista. Foto: Arthur Garcia[/caption]
Estamos presenciando no Brasil um momento histórico - as manifestações que ganharam as ruas neste mês de junho são os maiores protestos já realizados no país desde o Impeachment de Fernando Collor (em 1992). Durante a Copa das Confederações (que está acontecendo), com a atenção da mídia interncional voltada para o nosso país, vimos emergir das redes sociais para as ruas um grande "grito". Tendo como ponto de partida a luta contra o aumento de tarifas de transportes coletivos em várias cidades brasileiras, as mobilizações se estenderam e agora exigem uma reforma política e fazem questionamentos pertinentes sobre inúmeros outros problemas sociais (urgentes!) do Brasil: corrupção, saúde, educação, moradia, respeito aos direitos civis, emprobrecimento, qualidade dos serviços públicos; além dos gastos exorbitantes coma Copa do Mundo, da PEC 37, do projeto da "Cura gay"...
Manifesto em Vitória da Conquista. Foto: Arthur Garcia
Manifesto em Vitória da Conquista. Foto: Arthur Garcia
As manifestações surgiram como uma onda social na internet e partiram para as praças e ruas reunindo milhares de pessoas que compartilham uma grande insatisfação, que desenvolveu, nos últimos anos, um consciente coletivo questionador nos brasileiros. São pessoas e grupos de diferentes classes sociais, sem lideranças, sem partidos, que há mais de trinta anos criticavam os buracos de nossas estradas, os médicos e professores sem salários, as crianças sem estudo e o baixo respeito que temos recebido de nossos representantes no Congresso Nacional, e que agora, juntamente com uma juventude engajada, decidiram colocar para fora de uma só vez todos os sofrimentos, reclamações e dificuldades sociais que nos castigam.
Manifesto em Vitória da Conquista. Foto: Arthur Garcia
Manifesto em Vitória da Conquista. Foto: Arthur Garcia
Muitas são as causas (justas), o que precisamos é que essas causas assumam maior sentido. Não basta somente baixar a passagem (exigência que já foi atendida em várias cidades) ou modificar a gestão de nossas verbas, é preciso rediscutir a legislação social brasileira e também a nossa postura enquanto cidadãos, precisamos - também - de auto-crítica. É necessário exigir penalização à corrupção e às empresas que patrocinam políticos nas eleições e nos esquemas de desvio de verba pública. É necessário exigir melhores serviços públicos para a população, ampliar o financiamento para a construção de moradias, escolas e hospitais, entre outras questões. O Brasil, apesar de ser uma economia forte, possui um mercado vulnerável oriundo dessas nossas fraquezas sociais.
Manifesto em Vitória da Conquista. Foto: Arthur Garcia
O IDSB, enquanto instituição que trabalha com ênfase na erradicação da pobreza e na promoção da democracia e solidariedade, faz parte dessa nova vontade brasileira de mudança, junto com todos que querem exercer plenamente sua cidadania. Não concordamos com os discursos oportunistas de quem jamais participou de qualquer momento da nossa história para construir um país melhor, especialmente para os trabalhadores. Queremos uma luta justa e pacífica pelos nossos direitos. Não podemos ficar alheios a este grande momento da nossa nação, que mostra agora ter um povo mais unido, e sobretudo mais crítico, conhecedor das mazelas a que estamos submetidos e ávido por mudanças - mudança de valores, mudanças políticas e sociais, mudança na forma de aplicação das nossas riquezas. Sabemos que um país se constrói na luta do seu dia a dia, com perseverança, com respeito ao próximo, com pequenos atos capazes de acarretar importantes mudanças, com um povo que abraça o tempo em que vive e se dispõe a evoluir em conjunto.
Nesse ínterim, vale lembrar que estamos presenciando também muitos atos de vandalismo, que se misturaram aos manifestos pacíficos. Isso sem dúvidas entristece aqueles que buscam ter suas demandas ouvidas de forma civilizada. Protestar com violência não é protesto.
Protestos em Vitória da Conquista
Manifesto em Vitória da Conquista. Foto: Arthur Garcia
Em meio a toda a onda de mobilizção do país, Vitória da Conquista não ficou de fora. No dia 19 de junho, cerca de cinco mil pessoas foram às ruas na cidade para apoiar as demais ações que estão acontecendo no Brasil. Saindo da Praça 9 de Novembro, por volta das 15 horas, os manifestantes, munidos de cartazes e mensagens para os governantes, percorreram boa parte das ruas do Centro, indo até a Avenida da Integração (BR-116). O manifesto foi organizado por meio das redes sociais e durante todo o tempo foi acompanhado pela Polícia Militar, ocorrendo de forma muito pacífica.
Faça seu levante em sua cidade, não deixe essa luta dormir, já que o Gigante acordou de novo!
Veja vídeo da manisfestação em nossa cidade:
Texto de auxílio no site Brasil Escola Fotografias: Arthur Garcia Vídeo: gravado e editado por Gleyson Lima, postado no Youtube