Na inauguração do Cesol Sertão Produtivo, no dia 27 de maio, em Guanambi, foi montada uma feira de artesanato no pátio do próprio Cesol, para que os presentes pudessem já conhecer um pouco do trabalho desenvolvido pelos artesãos da região. Veja alguns depoimentos que atestam a importância da instalação de um Centro Público de Economia Solidária no Sertão Produtivo:
Dilma Oliveira
"Sou de Lagoa de Dentro, município de Caetité, e faço biscoito de goma, tortas variadas: de abacaxi, aimpim, de milho verde, de puba, olho de sogra, pão, chimango, avoador, rocombole. Nosso produto é bem aceito no mercado, inclusive todo o café da manhã servido hoje na solenidade de abertura do Cesol foi feito por nós. Sobre o Cesol estamos contentes com o acompanhamento que estamos tendo, porque só tende a nos ajudar cada vez mais. Precisamos dessa parceria, só assim podemos melhorar realidade dos agricultores e agricultoras, dando qualidade de vida onde estão, pois se migrar todo mundo para a cidade, vai inchar a cidade, precisamos do desenvolvimento local, onde moramos e trabalhamos. Temos já alguns técnicos nos acompanhando e vocês nem imaginam como isso é importante pra nós".
Selene Gomes e Itamar Gomes
"Somos aqui de Guanambi e produzimos pão integral orgânico, sem química e sem agrotóxico. Tudo é natural no pão: trigo integral, passas de uva, linhaça e rapadura. Já vendemos bastante nas padarias daqui de Guanambi, mas com o Cesol temos certeza de que vamos aumentar as vendas. O Cesol caiu do céu pra gente, é uma maravilha. Esperamos com o apoio dele aprender, crescer, vender mais. Será bom para toda a região, pois muitos de nós precisamos dessa assistência. Bom demais! Não poderia acontecer coisa melhor!".
Ana Fiuza Caires
"Meu produto é de ponto cruz, macramê, marambaia, voltados para tecidos de tecelagem, daquele tear primitivo. O Cesol para nós é muito importante, pois vai nos ajudar bastante, nos assessorando a entender melhor a produção, os preços e as vendas. Queremos vender mais, pois produzimos bastante, mas não temos muitos lugares onde vender. Para nós esse apoio é muito gratificante".
Maria Lúcia de Souza
"Produzo flores de palha de milho, arranjos, beija flores para chaveiro, faço bordado de sianinha, um pouco de cada coisa. As flores, inclusive, estão enfeitando as salas do Cesol. A expectativa com o Centro Público é a melhor possível, esperamos que possa nos favorecer principalmente no escoamento da nossa produção. No meu caso, que o meu produto não tem muita saída, e não é muito valorizado, espero muito que com a assistência do Cesol eu possa vender e valorizar mais o meu produto. Temos a certeza de que será muito bom!".