Na última sexta-feira (10), às 17h, no auditório do Sindicato dos Bancários, 132 jovens e adultos de Vitória da Conquista foram certificados pelo Projeto Qualifica Bahia, do governo do estado. Na solenidade estiveram presentes o presidente do IDSB, Eduardo Moraes, a coordenadora do IDSB, Wilde Soares, e toda a equipe do instituto, e também, representando o Secretário Nilton Vasconcelos, a coordenadora de Qualificação da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte - Setre, Helenira Meira. Os instrutores Jaqueline, Gilmar Santos e Márcia Soares também marcaram presença.
Alunos de Vitória da Conquista em certificação do Qualifica Bahia. Foto: IDSB
Em Vitória da Conquista, entre fevereiro e março, o IDSB realizou os cursos de Pintura de Ambientes, Higienização de Ambientes e Doces e Salgados, pelo Qualifica Bahia. No total, 132 pessoas foram atendidas com o projeto, sendo que uma das turmas de Pintura de Ambientes foi formada por participantes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra da cidade, uma grande novidade não só para o Instituto, mas também para todos os alunos do Assentamento.
Aluna Camila, da turma de Pintor de Ambientes do Assentamento Santa Marta. Foto: IDSB
A solenidade de certificação foi marcada por depoimentos emocionantes das alunas dos cursos. Camila Brito, de uma das turmas de Pintor de Ambientes, Joice Oliveira, da segunda turma de Pintor de Ambientes, Áurea Almeida, do curso de Higienização de Ambientes e Solange da Silva, do curso de Doces e Salgados, falaram da diferença que o Qualifica Bahia fez na vida delas. Para Camila, que mora no Assentamento Santa Marta, onde o IDSB, de forma muito especial executou o projeto para um grande grupo do MST, o curso foi uma excelente oportunidade para que eles pudessem aprender uma atividade que pode vir a ser lucrativa e determinante em suas vidas profissionais. Segundo ela, a pintura da casa de uma das alunas e também da igreja da comunidade mostrou para eles não só o potencial que têm, mas também abriu as portas para um novo mundo de oportunidades, até então nunca experimentado por aquelas pessoas. Este foi o primeiro projeto de qualificação sócio-profissional executado no Assentamento.
Instrutor da turma de Pintura de Ambientes, Gilmar. Foto: IDSB
Para as alunas Joice, Áurea e Solange, a alegria foi a mesma. Com um depoimento alegre, Áurea, do curso de Higienização de Ambientes, contou que três alunas da turma já estão trabalhando, e que outras também já se preparam para entrar no mercado de trabalho. Para o presidente e coordenadora do IDSB, Eduardo Moraes e Wilde Soares, é essa educação, que parte de um princípio de entendimento de mundo enquanto cidadão, e segue em direção a uma qualificação profissional, que cria raízes sólidas e alicerces capazes de construir uma consciência onde preservar a humanidade e o meio ambiente faz parte da rotina de todos.
Representante da Setre, Helenira Meira. Foto: IDSB
A coordenadora de Qualificação da Setre, Helenira Meira, enquanto representante do secretário Nilton Vasconcelos, encerrou as falas da mesa com uma mensagem de perseverança, persistência e dedicação. Demonstrando satisfação em estar presente na certificação, Helenira falou da importância do trabalho que o IDSB vem desenvolvendo em parceria com o governo do estado: preparando tantas pessoas para o mercado de trabalho através dos projetos, executados sempre de forma exemplar.
Representante da Setre, Helenira Meira, em entrega de certificado. Foto: IDSB
Presidente do IDSB, Eduardo Moraes, em entrega de certificado. Foto: IDSB
Instrutora de qualificação social, Márcia Soares, em entrega de certificado. Foto: IDSB
Instrutora de qualificação profissional, Jaqueline, em entrega de certificados. Foto: IDSB
Instrutor de qualificação profissional, Gilmar Santos, em entrega de certificado. Foto: IDSB
Mais uma vez o IDSB encerra outro ciclo do Qualifica Bahia com orgulho por todos os profissionais que atuaram conosco, fazendo o projeto ter o sucesso que teve, e por todos os alunos, que merecidamente receberam seus certificados, símbolo de conclusão de uma etapa, e início de uma jornada de aprendizagem e empenho para o trabalho.