O IDSB teve mais uma conquista ao realizar os quatro últimos cursos do Qualifica Bahia nos meses de fevereiro e março de 2013. Depois de ter certificado pela primeira vez uma turma de Corte e Costura da zona rural de Vitória da Conquista (Distrito de Vereda do Progresso), foi a vez de proporcionar aos integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) de Vitória da Conquista, no Assentamento Santa Marta, a oportunidade de participar de um curso de qualificação profissional. Foram 33 alunos que concluíram o curso de Pintura de Ambientes e serão certificados no próximo dia 10 de maio.
Turma de Pintura de Ambientes do Qualifica Bahia no Assentamento Santa Marta. Foto: IDSB
Dinâmica em aula da etapa de qualificação social. Foto: IDSB
Para todos as pessoas do Assentamento, poder se inscrever e participar efetivamente de um curso do Qualifica Bahia foi uma oportunidade única, afinal essa foi a primeira vez que uma entidade do município executou um projeto do governo do estado da Bahia num grupo do MST. Segundo a supervisora de projetos do IDSB, Márcia Soares, que também foi instrutora da turma, os alunos, entusiasmados, demandaram mais cursos para os integrantes do movimento: "eles comentaram da importância de uma organização social voltar a atenção e o olhar para o grupo deles, que, acaba ficando à margem de projetos como este. Pediram por mais cursos e mais oportunidades de profissionalização".
Turma em aula da etapa de qualificação profissional. Foto: IDSB
Ainda de acordo com Márcia, que acompanhou a desenvoltura da turma de perto, "a realização do curso lá no Assentamento foi excelente, tivemos participação ativa de cada um dos envolvidos em todos os processos, dinâmicas, discussões, e depois na etapa prática, foi tudo emocionante". Um dos destaques da turma foi a participação de muitas mulheres, que tiveram um excelente progresso. "Elas foram muito elogiadas pelos instrutores da etapa de qualificação profissional. Eles comentaram sobre o cuidado e delicadeza delas na hora de se dedicar à pintura", comenta Márcia.
Muitas mulheres na turma de Pintura de Ambientes do MST em Vitória da Conquista. Foto: IDSB
Para se profissionalizar não tem idade: projeto concluído com sucesso no Assentamento Santa Marta. Foto: IDSB
Depois das aulas de qualificação social, a turma teve aulas práticas, quando fizeram a pintura da casa de uma das alunas do curso, e, para finalizar o projeto com chave de ouro, com o apoio do IDSB, os alunos realizaram um trabalho muito especial para a comunidade: pintaram toda a Igreja de Madre Paulina, do próprio Assentamento Santa Marta.
A turma será certificada no próximo dia 10 de maio, às 17 horas, no auditório do Sindicato dos Bancários, juntamente com as outras três turmas que participaram do Qualifica em fevereiro e março.