O IDSB realizou em Vitória da Conquista, nos meses de fevereiro e março, os quatro últimos cursos do Qualifica Bahia, sendo eles: uma turma de Higienização de Ambientes, duas de Pintura de Ambientes e uma de Doces e Salgados. No total, 132 pessoas foram atendidas com o projeto, sendo que uma das turmas de Pintura de Ambientes foi formada por participantes do Movimento dos Sem-Terra da cidade, uma grande novidade não só para o Instituto, mas também para todos os alunos do Assentamento.
Turma de Doces e Salgados em aula prática. Foto: IDSB
Turma entusiasmada com o resultado do curso. Foto: IDSB
Segundo a supervisora de projetos do IDSB, que também foi instrutora da etapa de qualificação social, Márcia Soares, a participação dos alunos em todas as quatro turmas foi excelente: "sempre vejo muito empenho dos alunos quando acompanho as turmas. Dessa vez, fizemos algo especial, que foi executar o Qualifica num Assentamento do MST. Lá eles também demonstraram total satisfação e reivindicaram por mais cursos".
Turma de Higienização de Ambientes na etapa de qualificação social. Foto: IDSB
As aulas das turma de Higienização de Ambientes e a de Doces e Salgados aconteceram na sede da União de Mulheres de Vitória da Conquista, e na etapa prática, puderam higienizar ambientes da Creche Dinaelza Coqueiro e produzir os doces e salgados também na cozinha da Creche. Uma das turmas de Pintura de Ambientes teve suas aulas no Colégio Sá Nunes e na etapa prática, os alunos puderam realizar a pintura numa residência e no ponto onde era a antiga Escola Emília. A outra turma, do Assentamento Santa Marta (MST), fizeram a pintura na casa de uma aluna do curso e outro trabalho muito especial para a comunidade, que foi a pintura da Igreja Madre Paulina, do próprio Assentamento.
Aluna da turma de Pintura de Ambientes do Assentamento Santa Marta. Muitas mulheres participaram do curso. Foto: IDSB
Márcia comenta: "nas turmas de Pintura de Ambientes tivemos a participação de muitas mulheres, que foram super elogiadas pelos instrutores da etapa prática do projeto. Foram elogiadas pelo cuidado, delicadeza na hora de pintar, também pela dedicação em aprender. No assentamento, onde eles nunca tinham participado de nenhum curso desse tipo, pudemos facilmente realizar todas as dinâmicas de grupo planejadas. Eles liberaram as emoções, se entregaram mesmo ao projeto. Em todas as turmas tivemos grande êxito".
As quatro turmas serão certificadas no próximo dia 10 de maio, às 17 horas, no auditório do Sindicato dos Bancários.