O Centro Público de Economia Solidária (CESOL) gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB) será inaugurado no dia 3 de maio, na cidade de Guanambi. A solenidade terá início às 9h, com a mesa de abertura, na Câmara de Vereadores do município. Às 11h todos serão convidados a se deslocar até o CESOL, localizado à Rua 1º de Maio, nº 82, no centro da cidade. Lá, acontecerá uma apresentação cultural, e logo depois a visitação às dependências do CESOL, seguida do descerramento da placa inaugural e da visitação aos stands dos Empreendimentos Solidários. Estarão presentes o Secretário da Setre, Nilton Vasconcelos e o Superintendente de Economia Solidária da Setre, Milton Barbosa.
Após ter sido selecionado, por meio do Edital 09/2012, para a implantação e o gerenciamento do CESOL Território do Sertão Produtivo, o IDSB tem se dedicado para o pleno êxito do Contrato de Gestão 158/2012, confiante de que a prestação de serviços para a melhoria na gestão dos Empreendimentos da Economia Popular e Solidária é uma boa estratégia para a Inclusão Sócio-produtiva da população do CadÚnico em nosso Estado.
O CESOL/ Sertão Produtivo atenderá aos 19 municípios constituintes deste Território de Identidade, a saber: Brumado, Caculé, Caetité Candiba, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Guanambi, Ibiassucê Ituaçu, Iuiú, Lagoa Real, Livramento de Nossa Senhora, Malhada de Pedras, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanhaçu e Urandi.
Trata-se de um Território com potenciais para o desenvolvimento da Economia Popular e Solidária, especialmente em setores como apicultura, cultivo e comercialização de feijão e milho, artesanato, processamento de frutas nativas e cultivadas, processamento de mandioca e serviços voltados ao comércio, à mineração e à geração de energia. O IDSB já identificou 143 empreendimentos solidários no território, aos quais prestará assessoria nas diversas áreas administrativas com vistas à sustentabilidade dos mesmos. Serão 12 técnicos especialistas mais uma equipe de apoio com 5 integrantes, dedicados ao cumprimento das metas quantitativas e qualitativas do citado Contrato. Pretende-se, no decorrer de 2 anos promover um aumento de 15% na renda das famílias que integram os Empreendimentos atendidos, além de estabelecer ferramentas e procedimentos gerencias para a sustentabilidade e autonomia dos grupo assessorados em suas atividades geradoras de Trabalho Decente e renda.
Para o nosso ato de inauguração estão convidados toda a imprensa; lideranças do legislativo e executivo dos 19 municípios; Instituições representativas da Economia Solidária; Sindicatos de setores rurais e urbanos; Entidades de apoio e assessorias; Instituições de ensino de Guanambi e adjacência; Representantes dos empreendimentos solidários do Território; Representantes de organizações sociais atuantes no Território; Organizações parceiras como o IFBaiano, Renova Energia e SEBRAE; Órgãos governamentais no âmbito local e regional como CAR, EBDA, SEPLAN, DIREC, DIRES e Polícia Militar e todos que se interessarem em participar conosco da inauguração dessa importante iniciativa do estado da Bahia.