O dia 24 de setembro foi a vez dos jovens de Urandi, Palmas de Monte Alto, Guanambi e Caetité, respectivamente, receberem os atestados de qualificação profissional do Projeto Trilha. O presidente do IDSB, Eduardo Moraes, ressalta que momentos como esses “representam uma missão cumprida pela nossa equipe, que mesmo antes de começar um curso já se dedica na preparação do material, no treinamento dos professores, para que os mesmos se engajem na filosofia do Instituto, que é buscar o máximo de excelência”. O chefe de gabinete da Secretaria de Emprego, Trabalho, Renda e Esporte (Setre), Elias Dourado, prestigiou todos os eventos realizados neste dia, fazendo uma verdadeira maratona, junto à equipe do IDSB, para presenciar esse momento especial na vida de tantos jovens. Para ele “esse Programa tem tido um papel relevante na construção da consciência cidadã dos jovens em vários municípios da Bahia e sem dúvida essas cerimônias de certificação são muito importantes”. Em todos os seus discursos o chefe de gabinete ressaltou que é de extrema importância que os jovens continuem estudando e pediu a colaboração de todos no combate às drogas, em especial ao crack.
Urandi
Os jovens das duas turmas de Agroextrativismo marcaram presença na Câmara de Vereadores da cidade, onde foi realizada a cerimônia de entrega dos atestados. Todos, juntamente com os instrutores, o apoio e a coordenação do projeto, estavam muito felizes e confiantes em um futuro promissor. A aluna Carielândia Monteiro Gomes acredita que “esse momento é o mais importante porque agora nós estamos capacitados para ingressar no mercado de trabalho”, mas também afirma: “a parte mais difícil é agora, que é procurar emprego e colocar em prática o que a gente aprendeu”. Durante o evento fizeram desfile das roupas de materiais recicláveis que foram confeccionadas para a gincana e também cantaram uma paródia. Isla Thayannar Cardoso, instrutora, com lágrima nos olhos, afirma “é uma mistura de alívio, porque tudo acabou bem, com saudade”.
Palmas de Monte Alto
Os jovens do município estavam empolgados e ansiosos com o momento da certificação. Em meio a várias palmas a solenidade de entrega dos certificados transcorreu obedecendo todo o cronograma e contou com depoimentos encorajadores e de incentivo para que os participantes do Trilha continuem buscando novos horizontes. “Com o curso nós aprendemos várias coisas, tanto em relação à inserção no mercado de trabalho quanto a questões ligadas ao convívio social”, declara Arlete Nunes Monteiro, aluna do Projeto. Já o prefeito do município, Manoel Rubens Vicente da Cruz, demostrou muita satisfação com o encerramento das atividades e afirmou que deseja continuar mantendo parcerias para promover programas como o Trilha.
Guanambi
O clima era de festa e muita satisfação. Durante a cerimônia além de desfiles e músicas também foi feita uma apresentação com fantoches, prendendo a atenção de todos os presentes, que lotaram o auditório do Colégio Estadual Luiz Eduardo Magalhães. As homenagens também tiveram um momento especial e instrutores e alunos puderam demonstrar o carinho que cultivaram uns pelos outros. Esteve presente no momento da certificação o presidente do Sindicato dos Comerciários da cidade, Alípio Guimarães, que considerou: “hoje o mercado de trabalho é muito exigente com a questão da qualificação e eu acho de fundamental importância a iniciativa do governo de fazer esses cursos para a juventude, para que em um futuro próximo eles possam estar ingressando no mercado de trabalho”. A aluna Claudiana Brito Costa, do curso de Corte e Costura, termina o curso feliz e confiante, pois diz que não sabia nada sobre costura e “hoje eu já sei cortar e costurar” conclui.
Caetité
Para finalizar a noite do dia 24 o município de Caetité preparou uma bela cerimônia. Durante o evento, que foi realizado no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP, antigo Colégio Modelo), os alunos tiveram a oportunidade de demonstrar todo o potencial e a criatividade e embalaram a noite com desfiles, apresentações de dança e muita música. A vice-prefeita da cidade, Maria de Fátima Silveira de Oliveira, esteve presente na certificação e demonstrou muita satisfação com a conclusão das atividades do Projeto Trilha, considerando que “essa parceria que a nossa gestão está fazendo com o IDSB é de extraordinária importância, pois permite que os jovens caetiteenses tenham mais oportunidade e entrem no mercado de trabalho, através desses cursos de qualificação”. Já Wellington Pardim da Silva, aluno do curso de Auxiliar Administrativo, vai além e afirma que “além do curso ser voltado para auxiliar administrativo você aprende a ser um cidadão, aprende valores que leva por toda a vida”. Ascom-IDSB Jornalista Ilana Teixeira DRT. 2759