Na última quarta-feira (20 de março), as cidades de Caetité, Candiba, Iuiú, Palmas de Monte Alto e Guanambi receberam o IDSB e a Setre para a certificação dos alunos do Programa Qualifica Bahia, do Governo do Estado da Bahia, executado pelo IDSB em 14 municípios, entre novembro e dezembro de 2012.
As certificações contaram com a presença da coordenadora de Qualificação da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Helenira Neves, que ressaltou em suas falas a importância da parceria do estado da Bahia com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB). Segundo Helenira, o IDSB é um grande parceiro, que trabalha com afinco e dedicação na execução dos projetos . "Nós da Setre ficamos muito felizes em ter uma instituição como o IDSB trabalhando conosco para a realização prática dos projetos de qualificação do estado da Bahia. O IDSB é uma organização séria, competente, que a anos trabalha com a Setre, sempre com muita transparência, responsabilidade social e seriedade".
Caetité
Às 8h da manhã as equipes do IDSB e da Setre certificaram cerca de 60 alunos dos cursos de Manutenção de Microcomputadores, Mecânica de Automóveis e Cabeleireiro. A certificação contou também com a presença das instrutoras e parceiras Thamires Menezes e Rosylene Carvalho.
Para a representante da Setre, Helenira Neves, a satisfação de estar em Caetité, terra natal de seu pai, era muito grande. Com carinho, a coordenadora parabenizou os alunos e discursou sobre a importância do Qualifica Bahia no desenvolvimento das regiões do estado, especialmente aquela região onde Caetité se encontra, lugar onde muitos investimentos estão chegando, a exemplificar, a ferrovia leste-oeste, o Parque eólico, etc.

Alunos de Caetité. Foto: Ascom IDSB

IDSB e Setre certificaram cerca de 60 alunos em Caetité. Foto: Ascom IDSB
Candiba
Logo depois de Caetité, foi a vez de Candiba. No município foram executados quatro cursos: de Mecânica de Automóveis, de Corte e Costura, de Pedreiro e de Auxiliar Administrativo. Na ocasião, quase 90 alunos puderam receber, com demonstração de grande satisfação, seus certificados do Qualifica Bahia.
Na mesa, representante dos alunos, da Setre, da Câmara de Vereadores, da Prefeitura e do IDSB. Em Candiba, tivemos a notícia de que os alunos do curso de Pedreiro estavam praticamente todos trabalhando; além disso, as alunas de Corte e Costura, muito engajadas, já pensam em montar uma associação para as costureiras. Sobre isso, a diretora do IDSB, Wilde Soares, falou sobre a importância do associativismo e empreendedorismo, e incentivou a todos os alunos em investir esforços nesse sentido, sempre colocando o IDSB à inteira disposição: "o fim do curso não significa que vamos cortar o cordão umbilical com vocês. Para nós do IDSB, vocês, alunos, são como filhos, que vamos levar para o resto da vida. Sempre que precisarem de orientação e apoio sobre empreendedorismo ou qualquer detalhe sobre emprego e qualificação, estaremos à disposição de vocês", disse Wilde.

Candiba: na mesa, coordenadora da Setre, Helenira Neves, discursou para os presentes. Foto: Ascom IDSB

Alunos de Candiba. Foto: Ascom IDSB
Iuiú
Saindo de Candiba, as equipes do IDSB e da Setre, seguiram viagem até Iuiú, onde duas turmas de alunos, de Soldador e de Pedreiro, esperavam pela solenidade de certificação. A solenidade contou com a presença de vereadores, entre eles, Tião, que foi a pessoa responsável por demandar cursos para o município; de representantes dos alunos, dos instrutores, da Setre e do IDSB.
As falas em Iuiú demonstraram o quanto os cursos valeram a pena. Para o alunado, composto, inclusive, por muitas mulheres (ainda que os cursos fossem de Soldador e Pedreiro - à primeira vista, essencialmente masculinos), o Qualifica Bahia foi uma excelente oportunidade para aprenderem uma atividade na área da construção civil, setor de grande crescimento na região. Na fala do presidente do IDSB, Eduardo Moraes, foi frisada a importância de os alunos buscarem trabalhar dentro da própria cidade, para o desenvolvimento e crescimento do município: "Às vezes, pensamos em nos qualificar para buscar oportunidades de emprego em outras cidades, ou até em outros estados. Por que não investir essa mão de obra no próprio município? Na sua própria terra de origem? Para o crescimento da sua família, da sua comunidade e da cidade como um todo?", refletiu Eduardo.

Alunos de Iuiú. Foto: Ascom IDSB

Em Iuiú mais de 40 alunos foram certificados pelo Qualifica Bahia. Foto: Ascom IDSB.
Palmas de Monte Alto
No fim da tarde de quarta-feira, a próxima cidade, depois de Iuiú, foi Palmas de Monte Alto, cidade que sempre abraçou os projetos executados pelo IDSB com muito carinho e seriedade. Em Palmas, foram certificadas 44 alunos nos cursos de Pizzaiolo e de Auxiliar Administrativo.
Na cidade, as mulheres foram maioria - apenas um aluno do sexo masculino fez parte da turma de Auxiliar Administrativo. A diretora do IDSB, Wilde Soares, demonstrou grande emoção em presenciar a certificação de um número tão grande de mulheres, e aproveitou o momento para falar sobre o dia 8 de Março e parabenizar todas as mulheres presentes. "No IDSB lutamos pelos diretos das mulheres, e também na Setre, com a execução desses cursos, buscando atender as minorias. Por isso nos dá uma grande felicidade ver tantas jovens mulheres saindo da zona de conforto e indo atrás da sua qualificação, do seu estudo. O incentivo é este: aqui é apenas um curso de iniciação. A partir de agora, vocês não podem parar! Têm que continuar estudando para serem protagonistas das suas próprias histórias", comentou.
Para Helenira Neves, a mesma emoção. A coordenadora se mostrou também muito feliz em poder conhecer a cidade de Palmas de Monte Alto, que, segundo ela, além de muito bonita e organizada, sempre recebe os projetos do estado da Bahia com muita seriedade.

Certificação do Qualifica Bahia em Palmas de Monte Alto. Foto: Ascom IDSB

Alunas e aluno de Palmas de Monte Alto. Foto: Ascom IDSB
Foi um dia cheio de emoção, que se encerrou na cidade de Guanambi. Em breve, você poderá conferir aqui no site do IDSB como foi a certificação em Guanambi e a última certificação do Qualifica, na zona rural de Vitória da Conquista, no distrito de Vereda do Progresso.