O IDSB irá gerir o Centro Público de Economia Solidária do Sertão Produtivo, com sede na cidade de Guanambi. Na Bahia, já existem três Cesol's, em Vitória da Conquista, Salvador e Feira de Santana, e, para 2013, o governo do estado, através da Setre, pretende implantar mais nove, incluindo o do Sertão Produtivo. Até 2015, a meta é que a Bahia tenha 30 novos Centros Públicos em funcionamento. Isso é possível devido às ações previstas no Programa Vida Melhor, do governo federal.
Mas afinal, o que são os Cesol's e como se dá seu funcionamento?
Os Centros Públicos de Economia Solidária (Cesol's) são espaços multifuncionais, que alojam um conjunto de atividades principalmente de comercialização, de formação e de articulação local da economia solidária a serem realizadas por instituições governamentais ou não governamentais. Ao agregarem diversas iniciativas do campo da economia solidária nos respectivos municípios, os Centros visam fortalecer e fomentar a economia solidária no plano territorial, sendo que sua articulação em uma rede pode contribuir para a construção de uma maior identidade e visibilidade da economia solidária, tanto para dentro do próprio setor, quanto para o conjunto da sociedade.
Objetivo
O objetivo principal desta ação é a constituição de uma rede de Centros Públicos de Economia Solidária que atendam às diversas regiões do país e cujas instalações sejam localizadas prioritariamente nos municípios em que sejam desenvolvidas atividades de economia solidária por parte de governos locais ou instituições de reconhecida atuação neste campo.
Principais Ações
- Abrigar e promover a integração de iniciativas e projetos governamentais e não-governamentais voltados ao fortalecimento da economia solidária, como as atividades de mapeamento e a proposição de leis municipais;
- Apoiar projetos voltados à geração de trabalho e renda, por meio de iniciativas de economia solidária;
- Apoiar a organização de redes e outras formas de articulação econômica dos empreendimentos solidários;
- Promover ações voltadas ao desenvolvimento local;
- Disponibilizar espaço físico e infra-estrutura para atividades de comercialização, formação, assessoria e organização.