Dando continuidade à cobertura das certificações do Programa Na Trilha do Emprego Fase II, que foi executado pelo IDSB em 12 municípios baianos, vamos acompanhar como foi a entrega dos certificados nas cidades de Palmas de Monte Alto, Lagoa Real e Ibiassucê, no dia 28 de setembro. Nas três cidades, foram um total de 150 jovens certificados.
Palmas de Monte Alto
Na cidade de Palmas de Monte Alto, os eventos de certificação sempre são emocionantes. Com o apoio forte da prefeitura do município - que foi homenageada pelo IDSB -, e engajamento de todos os envolvidos nos projetos, as ações do IDSB na cidade sempre trazem ótimos resultados. Na certificação do Trilha, contamos com a presença do prefeito da cidade Manoel Rubens, vice-prefeito Manoel Alves, do deputado federal Daniel Almeida, da deputada estadual, Ivana Bastos, da secretária de Assistência Social, Alzira Rêgo, e também do subsecretário da Setre, Elias Dourado, além da diretora do IDSB, Wilde Soares.
Ilustres presenças na certificação da cidade de Palmas de Monte Alto. Foto: IDSB
Prefeito da cidade, Manoel Rubens, recebe placa de homenagem do IDSB. Foto: IDSB[/caption] As falas dos presentes contemplaram a importância dos cursos para os alunos e também da relevância da qualificação profissional para os jovens da cidade. No entanto, nenhuma fala emocionou mais do que da aluna Taís Soares, que, em seu depoimento, contou que teve uma grande perda durante o curso e que pensou em desistir, mas encontrou tanto apoio junto à sua turma e ao IDSB, e optou continuar acompanhando as aulas. Naquele dia, Taís recebeu seu certificado com muito orgulho. Emocionada, a aluna agradeceu ao instituto pelo apoio psicológico que recebeu, e também aos colegas e instrutora, e comentou da importância do projeto em sua vida, principalmente nessa fase difícil pela qual passou.
Depois de um depoimento emocionante, a aluna do curso de Corte e Costura, Taís, recebe seu certificado com orgulho. Foto: IDSB[/caption] O aluno do curso de Eletricista Predial, Daniel da Silva e a aluna de corte e costura, Thais Silva Ramos, além da instrutora de qualificação social de ambas as turmas, Zilmar Nogueira, também deram seus depoimentos.
Ibiassucê
Seguindo viagem no dia 28 de setembro, a próxima cidade a receber o IDSB foi Ibiassucê. Lá, a certificação contou com a presença dos instrutores e dos 50 alunos dos cursos de Eletricista Predial e Cabeleireiro e Manicure, além da representante do IDSB, a diretora Wilde Soares. A diretora do IDSB, em sua fala, parabenizou os alunos, pela iniciativa de cada um em ter ido em busca de um curso de qualificação profissional e pela perseverança em concluir os cursos. Wilde também engajou os alunos dizendo que são capazes, são qualificados, e agora, precisam ir em busca de suas carreiras, nunca esquecendo da importância do estudo e da renovação de conhecimento.
A solenidade contou com a presença de todos os instrutores, que, orgulhosos, entregaram os certificados aos alunos do Trilha. Foto: IDSB
Alunos animados, mostram seus certificados. Foto: IDSB[/caption] A certificação contou também com a presença dos instrutores Ângela da Solidade, Joseval Castro e Maria Helena Nascimento, que também estão de parabéns por todo o empenho que depositaram nas turmas e pela parceria que firmaram com o IDSB de colaborar com a promoção da educação e qualificação de qualidade e assim, melhorar a vida de tantos jovens.
Lagoa Real
No dia 28, o último município que participou da entrega de certificados do programa Trilha foi Lagoa Real. A solenidade de certificação contou com a presença do presidente da Cooperativa de Laticínios de Lagoa Real, que ajudou o IDSB com o curso de Fabricação de Laticínio e Afins, José Anselmo Freitas Júnior - José recebeu uma placa de homenagem do IDSB -, do representante do Conselho Fiscal da Cooperativa, Marcelo Cardoso Trindade, e também dos instrutores Sandra dos Santos, Lívia Dantas e Joselane Aguiar, e da diretora do IDSB, Wilde Soares.
Presidente da Cooperativa de Laticínios de Lagoa Real, José Anselmo Freitas Júnior recebeu placa de homenagem do IDSB. Foto: IDSB
O aluno do curso de Fabricação de Laticínios e Afins, Jairo Ferreira, deu seu depoimento. Foto: IDSB[/caption] Na cidade, foram 50 alunos certificados, todos no curso de Fabricação de Laticínios e Afins, curso este que surgiu de uma demanda de pessoal para atuar na área do próprio município. Representando as duas turmas, a aluna Aline Paixão e o aluno Jairo Ferreira, falaram da importância do curso para todos que participaram. Para Aline, o curso mudou sua vida, e, principalmente, sua visão de mundo. O Trilha, que é composto por uma etapa de qualificação social e outra de qualificação profissional, de fato, traz para o aluno, não só a parte prática com atividades ligadas essencialmente ao tema do curso, mas também, todo um conteúdo teórico de educação cívica e social, de conscientização, que amplia a visão do aluno. Por isso sempre temos depoimentos tão importantes como o de Aline, que realmente sente uma mudança na sua concepção de mundo, sociedade e trabalho depois do curso.
O dia se encerrou novamente com a sensação de missão cumprida. Mais 3 municípios foram contemplados, totalizando o número de 150 jovens certificados. ASCOM IDSB