A entrega de certificados do Programa Na Trilha do Emprego Fase II, executado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB) teve início no dia 27 de setembro com as cidades de Brumado, Caetité e Guanambi. Somente nestas três cidades, foram aproximadamente 250 jovens certificados pelo programa.
Brumado
Na cidade de Brumado, a certificação contou com a presença de representantes da Secretaria de Educação do município e da Coppe, além do prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos - que, na ocasião, recebeu uma placa de homenagem do IDSB -, do subsecretário da Setre, Elias Dourado, do deputado Fabrício Falcão, e da diretora do IDSB, Wilde Soares, que representou o instituto na solenidade.
Prefeito de Brumado recebe placa de homenagem do IDSB. Foto: IDSB
Alunos do curso de Manutenção de Microcomputadores com o instrutor William. Foto: IDSB[/caption] Com a casa cheia, os alunos dos cursos de Manutenção de Microcomputadores, Eletricista Predial e Eletromecânica receberam seus certificados com grande satisfação. Instrutores e alunos puderam comemorar juntos o sucesso do projeto na cidade e do dever cumprido, depois de alguns meses de encontros diários na busca pela qualificação profissional.
Caetité
Seguindo viagem, a equipe do IDSB, juntamente com Elias Dourado - que foi homenageado pelo IDSB na cidade - e Fabrício Falcão, chegou a Caetité para a certificação dos 86 jovens que participaram dessa etapa do Trilha. Estiveram também na certificação a repressentante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, além das instrutoras do projeto.
Subsecretário da Setre, Elias Dourado, recebeu uma placa de homenagem do IDSB. Foto: IDSB
Alunos do Trilha em Caetité - confiança na qualificação profissional que tiveram durante o curso. Foto: IDSB
Acompanhados de familiares, os alunos dos cursos de Manutenção de Microcomputadores, Eletricista Industrial, Padeiro e Confeiteiro e Cabeleireiro e Manicure, receberam seus certificados com alegria e comentaram da importância do projeto em suas caminhadas pela busca de qualificação.
Guanambi
Na noite do mesmo dia foi a vez da cidade de Guanambi. Com os cursos de Manutenção de Microcomputadores, Padeiro e Confeiteiro, Corte e Costura e Cabeleireiro e Manicure, o IDSB certificou cerca de 100 jovens no município.Na cidade, a certificação contou também com a presença do subsecretário Elias Dourado e do deputado Fabrício Falcão. Além deles, que acompanharam o IDSB durante todo o dia de entrega de certificados, estavam na solenidade a diretora do Colégio Monteiro Lobato, Aparecida Teixeira e a instrutora Rosângela Pereira, ambas homenageadas com uma placa pelo instituto.
A instrutora Rosângela recebe placa de homenagem do IDSB. Foto: IDSB
Deputado Fabrício Falcão na solenidade de certificação de Guanambi. Foto: IDSB
A aluna Sirleide Oliveira, do curso de Manutenção de Microcomputadores e a instrutora Ariadne de Souza, do curso de Cabeleireiro e Manicure, falaram em nome das turmas, contando como foi a jornada do Trilha para cada uma delas - uma jornada que certamente trouxe muito aprendizado, novas amizades e a consolidação da meta de alcançar um patamar a mais no quesito qualificação sócio-profissional. Em Guanambi também tivemos um outro fato especial: quem realizou o cerimonial do evento foi Fernando Nogueira, ex aluno do Juventude Cidadã etapa 3, executado pelo IDSB.
O encerramento das certificações nesses três municípios no dia 27 de setembro foi feito com grande êxito - "quando iniciamos as certificações é, sem dúvidas, uma jornada longa, que, para nós do IDSB, dura mais de uma semana de viagens sem parar por esse sertão, afinal, nessa etapa do Trilha que executamos, foram 12 municípios atendidos e cerca de 700 jovens qualificados. Além da expectativa que criamos em cada aluno nosso, de receber o seu certificado e poder partir em busca de um emprego, criamos uma expectativa para nós mesmos, do instituto, que trabalhamos tanto para fazer desse projeto algo especial e importante na vida de cada aluno. É com grande alegria que passamos por Brumado, Caetité e Guanambi, cidades que sempre abraçam o IDSB e podem sentir-se retribuídos com nosso imenso carinho", conclui a diretora do IDSB, Wilde Soares. ASCOM IDSB