A economia solidária de 19 municípios do Sudoeste Baiano ganhou um novo impulso no Território de Identidade Sertão Produtivo depois da implantação do Centro Público de Economia Solidária (Cesol), no município de Guanambi. Fruto de um contrato da Secretaria do Trabalho Emprego Renda e Esporte (Setre) com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano – IDSB, o Cesol Sertão Produtivo, inaugurado em março de 2013, vem desenvolvendo importantes trabalhos junto aos empreendimentos de economia solidária local, oferecendo, gratuitamente, um leque de serviços variado.
Inicialmente, é feito um diagnóstico dos processos administrativos, comerciais e legais de cada empreendimento. Posteriormente, esses empreendimentos passam a receber atenção especial de uma equipe de profissionais, que realiza as ações de desenvolvimento dos produtos, melhoria da comunicação e da estrutura produtiva. Ao tempo em que dá as devidas orientações jurídicas e contábeis, além de encaminhar os produtos desses empreendimentos para a comercialização no mercado da região.
Em dezembro, técnicos do Programa Vida Melhor da Setre visitaram a região para constatar o trabalho que vem sendo realizado pelo IDSB, em especial o projeto de fortalecimento de mandiocultura, que está sendo executado na comunidade de Curral de Varas. Fruto de uma parceria do Cesol do Sertão Produtivo com a Renova Energia, através do Programa Catavento, o projeto envolve ainda quatro outras comunidades circunvizinhas: Pajeú do Josefino, Beira Rio, Vargem Comprida e Jurema dos Barbosa.
Além de apoio na concepção, o Cesol Sertão Produtivo assessora o projeto com recursos próprios para qualificação do grupo produtivo; elaboração de embalagens; registros sanitários do estabelecimento; e comercialização de mais de 10 toneladas em produtos, organização: padronização dos procedimentos de produção, dentre outras atividades. O Programa Catavento é responsável pela modernização da casa de farinha e aumento de sua capacidade; construção da unidade produtiva de derivados da mandioca; aquisição de equipamentos e o fornecimento de assistência técnica para o cultivo da mandioca pelos moradores da região.
A parceria tem por objetivo de estabelecer o empreendimento, enquanto referência territorial no beneficiamento da mandioca, produzindo e fornecendo biscoitos, beijus, bolos, fécula, tapioca e farinha, para supermercados e programas governamentais, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.
Para a empresa, o alinhamento com políticas públicas e a atuação conjunta com organizações sociais são fundamentais para o desenvolvimento do Território de Identidade. Segundo Luiz Cravo, gestor do IDSB, “as parcerias constituem uma estratégia fundamental para aumentar o efeito das ações da economia solidária”. A parceria com a Renova Energia não envolve repasse de recursos e está baseada apenas no apoio técnico e no trabalho conjunto.
O projeto de fortalecimento da mandiocultura prevê o beneficiamento de mais de 200 famílias. “Este é um bom exemplo, dentre outros, nos quais esta parceria está dando certo, servindo como modelo para outras organizações públicas e privadas”.
Além de Guanambi, o Cesol Sertão Produtivo atende aos empreendimentos dos municípios de: Brumado, Caculé, Caetité, Candiba, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Ibiassucê, Ituaçu, Iuiú, Lagoa Real, Livramento de Nossa Senhora, Malhada de Pedras, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanhaçu e Urandi, oferecendo microcrédito, capacitação, orientação jurídica, administrativa, contábil e financeira, além de espaço para divulgação e comercialização dos produtos. Também realiza serviços de assistência técnica; transferência de equipamentos e insumos produtivos.