O Programa na Trilha do Emprego, do governo do estado da Bahia, executado em Vitória da Conquista e em mais 11 municípios do sudoeste baiano pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB), está quase chegando na sua reta final. No final da etapa de qualificação profissional, que consiste em aulas práticas, os alunos já estão aptos para entrar no mercado de trabalho e garantir sua renda. É o caso da turma do curso de Padeiro e Confeiteiro de Vitória da Conquista.
Turma de Padeiro e Confeiteiro do Trilha em Conquista, com o instrutor Benício. Foto: IDSB
Numa turma só de mulheres, o instrutor Benício está fazendo um excelente trabalho: "o curso está sendo muito bem aproveitado pelas alunas. Muitas delas entraram aqui sem ter contato nenhum com panificação e confeitaria, e hoje já fazem tudo sozinhas", comenta Benício. Para a aluna Caroline, o curso está sendo muito proveitoso: "minha mãe é boleira e resolvi fazer esse curso para poder aprender mais, aprimorar o que eu já sabia para poder ajudá-la. E aprendi muito".
Todos os salgados do evento que o IDSB vai promover nesta quinta serão produzidos pelas alunas. Foto: IDSB
A grande novidade para as alunas do curso de Padeiro e Confeiteiro foi o convite que o IDSB fez para que elas produzissem todos os salgados do evento que acontece hoje, quinta-feira (16 de agosto), na AABB, um encontro com o subsecretário da Setre, Elias Dourado, que contará com a presença dos alunos do IDSB e seus familiares. "A notícia foi recebida com surpresa, mas adoramos o desafio", comenta Carol.
Para o professor e para as alunas o curso tem sido muito proveitoso. Foto:IDSB
"A turma já fez mais de 100 salgados para o evento do IDSB, eu, como instrutor, não fiz nenhum, a produção é toda delas, eu apenas ajudei. Elas fizeram as massas, modelaram, fizeram o recheio, e ainda colocaram para congelar, e vão fritar no dia, tudo muito bem feito", fala Benício. No encontro de hoje, todos vão poder provar e saborear os salgados feitos pela turma e ver o quanto o curso tem dado bons resultados.
Com muito empenho Benício instruiu a turma que hoje faz a produção de salgados sozinha. Foto: IDSB
"Fico admirado como elas conseguiram pegar fácil tudo que ensinei e hoje produzem muito bem, isso com certeza trará oportunidades de trabalho para todas elas ao final do curso. O trabalho com elas é muito gratificante. Algumas me dizem: 'Benício, o que sei hoje aprendi com você', isso me deixa feliz. Elas são muito interessadas, o que deixa o curso, que já é bom, muito melhor", complementa o instrutor.
ASCOM IDSB