No último dia 29 de julho de 2012, Hermes Mendes de Andrade completou 102 anos de vida. Rodeado por amigos e familiares, o tio de Glauber Rocha comemorou seu aniversário em grande estilo, do jeito que gosta: na fazenda, com direito a bolo de aniversário, velinhas de 102 anos e muita comemoração. A diretora financeira do IDSB, Wilde Soares, esteve presente na festa.
Conheça Hermes
O pecuarista Hermes Mendes de Andrade nasceu no ano de 1910. Tem uma filha biológica, Elizermes Andrade Mendes e uma filha de criação, sua neta, Eliene Andrade Mendes, mais conhecida como Lia. Irmão de Lúcia Rocha, mãe do famoso cineasta conquistense Glauber Rocha, Hermes carrega a honra de ser tio de Glauber e mora hoje no local onde Glauber nasceu, a conhecida "Casa de Glauber Rocha", localizada na Avenida 2 de Julho, em Vitória da Conquista. A casa, que era propriedade do pai de Hermes, hoje tem como dono o próprio Hermes. A neta de Hermes, Lia, comenta conosco sobre o avô, que também considera pai: "ele me criou desde que eu tinha 9 meses de vida. Então, nossa relação é dobrada, de avô e de pai. Ele é uma pessoa muita justa e honesta. Sempre teve padrões muito rígidos, no entanto, nunca foi uma pessoa preconceituosa. Digo sempre que ele chegou hoje aos 102 anos de idade respeitando as diferenças e isso o torna uma pessoa admirável", comenta. Lia complementa: "ele ainda tem muita força, é lúcido, o tempo passa, claro, ele sente o peso da idade, mas não se entrega. Ele é tudo para mim, só fiz aprender com ele e ainda aprendo muito com a garra que tem. É uma honra para mim acompanhá-lo; moramos juntos e convivo com ele no dia-a-dia e a cada dia que passa o admiro mais. É uma pessoa que só tem o que acrescentar para quem convive com ele", fala com carinho. Chegar na velhice com paz, saúde e alegria de viver O IDSB esteve no aniversário, com a presença de Wilde, e a comemoração de 102 anos de Hermes Mendes nos despertou para a importância de atingir a terceira idade com qualidade de vida. Esse é um tema de extrema relevância, e nenhum exemplo na nossa cidade seria melhor que o de Hermes - um homem que, com mais de 100 anos, sempre esteve em contato com a natureza, gosta da vida que levou e hoje está lúcido com muita história para contar e nitidamente cheio de carinho.
Por isso gostaríamos de deixar nossa mensagem: muitos entendem as mudanças físicas operadas pela passagem do tempo como algo ruim. Mas a verdade é que a velhice não tem nada de ruim, muito pelo contrário, é uma etapa da vida desafiadora como qualquer outra. É um novo modo de viver, com mais sabedoria, com mais paciência e tranquilidade e menos agitação. A velhice é realmente sábia. É a hora de colher os bons frutos da vida, aproveitar a família, os netos, a natureza, é não deixar a vaidade de lado, e avançar nos anos com energia e disposição para viver em plenitude. Aproveitar os prazeres e alegrias da vida é encontrar um modo de viver bem e feliz na terceira idade. O importante é não envelhecer interiormente! Veja esse texto do Blog Minha Aldeia na Web, muito bonito e interessante para reafirmar a nossa mensagem da importância de se viver bem para aproveitar a velhice com plenitude.
ASCOM IDSB