No município de Sussuarana, uma das doze cidades onde o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB) executa o Programa Trilha - Na Trilha do Emprego, do governo do estado da Bahia, temos ótimos exemplos de como o incentivo que o projeto dá aos alunos na área da montagem do plano de negócio, visando encorajar o empreendedorismo, é importante.
A história é da aluna Iêda Agnelo Ramos, que participa das aulas do curso de Pedreiro e Pintor. Iêda conta que a partir das aulas da etapa de Qualificação Social do Projeto Trilha, onde a turma começou a trabalhar com o plano de negócios, surgiu a vontade de abrir uma lojinha ao lado de casa. Mesmo que o curso de Iêda seja de Pedreiro e Pintor, a montagem do plano de negócio não precisa necessariamente ser na área do curso do aluno, e sim em qualquer segmento de seu interesse.
A instrutora da etapa de Qualificação Social, Telma Correia, fala um pouco sobre a aluna e seu novo negócio: "Iêda resolveu ser uma empreendedora abrindo sua loja de lingerie e diversos ao lado de casa. Ela está muito motivada com o projeto e a montagem de sua loja demonstra seu interesse. Depois de ter participado ativamente das aulas sobre empreendedorismo ela se encontrou", comenta.
A supervisora de projetos do IDSB, Márcia Vieira, que esteve no município de Sussuarana no dia 5 de julho e conheceu a loja de Iêda, também comenta: "sem dúvidas o plano de negócios foi decisivo para a aluna abrir sua loja. Ela está começando e já tem um conhecimento prévio do que é ser um empreendedor. O Trilha incentiva exatamente esse aspecto e podermos ver isso ser colocado em prática por Iêda antes mesmo do curso terminar é muito gratificante. Ela está muito empolgada e o aprendizado que está tendo no curso dá a ela motivação para acreditar e fazer o seu negócio dar certo", conclui.
Outros exemplos ainda do município de Sussuarana são os alunos Adriano Carvalho Silva, Leonardo de Sousa Lima e Murilo Pires da Silva, também participantes do curso de Pedreiro e Pintor, que já estão trabalhando na obra da construção do Ginásio de Esportes da cidade de forma autônoma. No mesmo local também estão sendo ministradas as aulas práticas da turma, com o instrutor Juliano Oliveira. Os três alunos, diferente de Iêda, optaram por trabalharem na área do curso, o que também deixa o IDSB extremamente satisfeito em perceber que o aprendizado das aulas do Projeto Trilha estão dando ótimos frutos e excelentes resultados como estes. O IDSB deseja sucesso não só a Iêda, Adriano, Leonardo e Murilo, mas a cada um dos nossos alunos, em cada uma das doze cidades onde atuamos com o Projeto Trilha. Usem o exemplo de Iêda e dos rapazes para terem realização profissional! ASCOM IDSB