Aconteceu na cidade de Guanambi no dia 24 de janeiro um encontro do Programa Catavento em parceria com o CESOL Sertão Produtivo. O evento, que contou com a presença de entidades e empresas parceiras da Renova Energia, como a Zanetini, CDI, Casa Anísio Teixeira, Ascontec, EMBASA, e a AGESCAN, foi dividido em dois momentos: pela manhã, com uma visita ao projeto CDI Comunidade, em Morrinhos; e à tarde, das 14 às 18h, no Salão Paroquial próximo à Igreja Matriz de Guanambi.
O objetivo foi reunir parceiros e proponentes para avançar na construção de uma Rede de Instituições capazes de estabelecer parcerias técnicas para captar e executar projetos sociais, ambientais, econômicos e culturais, dando continuidade ao trabalho já iniciado pela Renova Energia por meio do Programa Catavento.
"Este foi um dos momentos dentro de uma série de encontros que tem como foco estabelecer uma Rede de Trabalho e Conhecimentos voltados ao Território, na busca da manutenção das atividades e projetos que são e/ou serão realizados nas comunidades e Empreendimentos de Economia Solidária. Por isso, tivemos como ponta pé inicial a construção da identidade da Rede", comenta Warlei de Souza, Assessor Contábil do CESOL.
O evento
Pela manhã foi realizada a visita ao Projeto CDI de Inclusão Digital na comunidade de Morrinhos, sendo apresentado o sucesso do seu funcionamento. Além disso, pôde-se também discutir coletivamente as possibilidades em manter a sustentabilidade do projeto, com a execução dos serviços de curso de informática e do Birô Gráfico, tendo o CESOL como um dos atores à Assessoria deste empreendimento.
Num segundo momento, no turno da tarde, no Salão Paroquial em Guanambi, sob responsabilidade do CESOL, foi realizado um encontro de discussão sobre a identidade da Rede, com a participação de todas as entidades acima citadas, contando ainda com as presenças do IRPAA e da AGESCAN. O foco da atividade foi conversar sobre a missão, visão valores e objetivos desta Rede.
Depois deste encontro, uma nova data já está marcada para uma próxima discussão entre os grupos para a formação da Rede. Será no dia 26 de fevereiro, em Caetité, com a ASCONTEC à frente como organização facilitadora.
Saiba mais sobre o Programa Catavento AQUI.