Alguns municípios onde o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB) está executando o projeto Na Trilha do Emprego II, do governo do estado da Bahia, receberam a visita da coordenação do Instituto no último dia 13 de junho para avaliar o desenvolvimento do projeto em cada cidade. Acompanhe como foi a visita em Dom Basílio:
No município de Dom Basílio não foi diferente da cidade de Brumado: nas turmas visitadas, de Pedreiro e Pintor e de Corte e Costura, o mesmo engajamento. Na turma de pedreiro, os alunos já estão tendo aulas práticas e colocando a mão na massa. Já começaram a construir uma obra desde a sua fundação. Eles estão tendo a oportunidade de participar da constrção de uma casa, obra do próprio professor, que, com permissão dos donos da casa, levou os alunos para acompanharem tudo. “Eles estão adorando a parte de qualificação profissional do Trilha, eles estudam em casa os módulos e na obra, na aula prática, tiram as dúvidas com o instrutor. Teoria e prática andam juntos”, comenta Wilde Soares.
Na turma de Corte e Costura, a visita da coordenação do IDSB foi ainda mais animada. Os coordenadores do instituto entregaram as máquinas de costura e material didático da etapa de qualificação profissional, que está começando agora. “Eles vão aprender a parte teórica do módulo, e depois vão aprender com a instrutora a tirar medidas e modelagem, vão trabalhar com coordenação motora na máquina, sem linha; depois vão costurar com papel, para então começar a cortar o pano e montar as roupas. Temos certeza de que sairão de lá lindas peças”, compelta Wilde.
Esta é a primeira vez que a cidade de Dom Basílio é contemplada com um projeto de qualificação social como esse. Foi através do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que, devido à demanda da cidade, entrou em contato com a Setre solicitando cursos profissionalizantes para o município. Esta é uma oportunidade que os jovens de Dom Basílio estão abraçando com carinho e empenho e o IDSB se alegra em fazer parte desse processo.
Sobre o projeto Trilha
O Programa Na Trilha do Emprego II é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, implementado através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que visa qualificar jovens baianos beneficiários do programa Bolsa Família com idade entre 16 e 29 anos. O programa foi criado com o objetivo de inserir jovens no mundo do trabalho, promover a geração de renda e o protagonismo juvenil, através de ações de valorização dos direitos humanos e cidadania e qualificação profissional.
ASCOM IDSB