Nas últimas terça e quarta-feiras (12 e 13 de junho) a coordenação do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB) visitou seis dos doze municípios onde está sendo executado o Projeto Na Trilha do Emprego II. O objetivo da visita foi de fazer um acompanhamento do projeto junto às turmas e explanar sobre essa nova etapa de qualificação profissional que está sendo iniciada nas cidades. Na terça-feira (12), a coordenação esteve em Palmas de Monte Alto, Guanambi e Caetité, visitando as turmas e conversando com os alunos e instrutores. A coordenação pedagógica, representada pela presidente interina do IDSB, Jocélia Melo, passou o dia na cidade de Caetité, no campus da Uneb, ministrando um treinamento sobre plano de negócio com os instrutores da etapa de qualificação social das cidades de Caetité, Palmas de Monte Alto, Guanambi, Ibiassucê e Lagoa Real. São esses instrutores da primeira etapa que estão acompanhando os alunos com o plano de negócio.
Na quarta-feira (13), foi a vez de Brumado, Dom Basílio e Livramento de Nossa Senhora receberem a visita do IDSB. Enquanto aconteciam as visitas, a presidente interina, Jocélia Melo, na cidade de Brumado, ministrou treinamento sobre plano de negócios para os intrutores de qualificação social dos municípios de Brumado, Dom Basílio, Livramento, Tanhaçu, Ituaçu e Sussuarana. De acordo com a diretora financeira do IDSB, Wilde Soares, que esteve em visita aos municípios, as turmas estão muito empolgadas com o início da etapa de qualificação profissional e com as aulas práticas. “Sentimos o comprometimento dos alunos e instrutores em todas as cidades que visitamos. Eles estão muito empenhados com as aulas e isso é muito importante para o IDSB”, comenta Wilde.
Das cidades visitadas, alguns destaques: em Palmas de Monte Alto, o comprometimento vem de todos os lados: “é incrível ver como em Palmas de Monte Alto a prefeitura é engajada com o projeto, os alunos são engajados, a coordenação e os instrutores tamb ém. É muito bom passar por lá e ver que o projeto está sendo executado de maneira 100% satisfatória”, comenta Wilde. Em Livramento outro destaque: “Livramento foi o município que, de todos que visitamos, vimos mais preocupação e empenho com o plano de negócio e isso nos deixa muito felizes. Eles querem muito que os planos de negócio da cidade sejam contemplada com invenstimento da Setre”, completa a diretora financeira do IDSB.
Para a coordenação do instituto, as visitas foram de grande importância, pois, além da oportunidade de treinar os instrutores para que eles melhor orientem os alunos com os planos de negócio, a coordenação acompanhou algumas aulas e fez explanações sobre o projeto para esclarecer algunas dúvidas dos alunos. Os professores, que abraçaram o projeto em todos os municípios, com uma visão social ampla, também tiveram a oportunidade de fazer suas colocações e engrandecer os encontros entre a coordenação e as turmas do Trilha. O trabalho de supervisão continua sendo feito diariamente pelos coordenadores de cada município e também pelos supervisores do IDSB.
ASCOM IDSB