A Renova Energia, empresa responsável pela implantação de 29 parques eólicos nos municípios de Caetité, Guanambi e Igaporã, realizou o lançamento do Programa Catavento no ano de 2012, que agrupa projetos sustentáveis e de desenvolvimento socioambiental para o Alto Sertão baiano. O Programa nasceu a partir da execução dos Projetos Socioambientais que permeiam a implantação dos parques eólicos, como o Programa de Educação Ambiental Território do Saber. A iniciativa foi resultado do engajamento da companhia nas causas de interesse público em toda a área que compreende as três cidades, apoiada em uma rede de colaboração responsável pela elaboração e andamento de todas dos 20 projetos que o compõem.
“O Catavento constitui uma oportunidade através da qual a Renova realiza um investimento social focado em resultados e em sinergia com os seus negócios. A empresa entende que estas ações, tanto quanto a implantação de projetos de geração de energia elétrica, são essenciais para a consolidação do desenvolvimento sustentável” - Mathias Becker, diretor presidente da Renova.
A mobilização de diversos setores da sociedade resulta hoje num elenco de iniciativas que impulsionam o crescimento da região, não somente na economia, mas no desenvolvimento sustentável que leva à melhoria na qualidade de vida da população do sertão baiano. Além de criar novas propostas para as comunidades que estão recebendo os parques eólicos, o Catavento também dá continuidade a ações já existentes nessas áreas, somando esforços e viabilizando o que já foi diagnosticado e organizado pela própria comunidade.
O CESOL Sertão Produtivo é parceiro do Programa Catavento!