Teve início nesta terça-feira (13), na cidade do Rio de Janeiro, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O nome marca os 20 anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92). A expectativa é de que a Rio+20 contribua para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. A conferência que segue até o dia 22 de junho terá dois temas principais: “A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza” e “A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável”. Na programação, serão promovidos a III Reunião do Comitê Preparatório, os Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável e o chamado Segmento de Alto Nível da Conferência.
Com o intuito de difundir as obras de incentivo ao uso de bicicletas no município de Vitória da Conquista, o Governo Municipal participou do I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável: pequenos negócios, qualidade ambiental urbana e erradicação da miséria. A partir desse evento, o munícipio se inscreveu na programação da Rio+20 e foi aprovado. Na Conferência será exibido um vídeo em um stand da Frente Nacional dos Municípios, onde vão ser divulgadas boas práticas municipais de desenvolvimento sustentável. Ciclovias em Vitória da Conquista O município possui a maior extensão de ciclovias do interior da Bahia e uma das maiores entre as cidades médias brasileiras: são 19,6 km de vias utilizadas pelos ciclistas para chegar ao trabalho e à escola ou como alternativa de lazer saudável. A primeira ciclovia implantada em Vitória da Conquista foi a da Avenida Paraná, ampliada no ano passado. Logo em seguida, as avenidas Juracy Magalhães e Olívia Flores e a Lagoa das Bateias também foram contempladas com essas rotas, que contribuem para evitar congestionamentos e outros problemas de mobilidade.
Foram implantadas também ciclofaixas nas avenidas Waldemar Sá Porto, 10 de Novembro e Gilenilda Alves e uma ciclovia na Avenida Brumado. A pavimentação da Avenida Jadiel Matos, principal via de acesso ao bairro Campinhos, também veio acompanhada de 3,2 km de ciclovia que será interligada com a ciclovia da Avenida Paraná. Uma ciclovia que liga outras já existentes nas avenidas Gilenilda Alves, Paraná e Juracy Magalhães também foi recentemente finalizada.
Mais informações sobre a Rio+20, acesse aqui.
Veja o vídeo de Conquista que será exibido no stand da Frente Nacional dos Municípios na Rio +20:
http://youtu.be/Hkgrffff0N0
Fonte: Secom - PMVC
ASCOM IDSB