Doze municípios da Bahia estão sendo contemplados com o Projeto Na Trilha do Emprego II, do governo do estado, executado em todos eles pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB). Na cidade de Ituaçu, localizada na Serra Geral, entrada sul para a Chapada Diamantina, a 148km de distância de Conquista, a etapa inicial do projeto, que consistiu em aulas de qualificação social, já foram encerradas e agora os alunos das duas turmas estão participando de uma nova etapa, de qualificação profissional. Quem nos conta mais sobre o andamento do projeto na turma de Padeiro e Confeiteiro é a instrutora Luciana de Paula. Confira:
Confira também como foi a etapa de qualificação social na cidade de Ituaçu, na turma de Pedreiro e Pintor.
Segundo a instrutora Luciana, as atividades da etapa inicial do Projeto Trilha em Ituaçu, com a turma de Padeiro e Confeiteiro, foi executada com sucesso: "o Projeto Trilha tem sido executado de forma a interagir os alunos com o professor e facilitar o aprendizado. Para que isso ocorra, estamos utilizando dinâmicas, vídeos, palestras e aulas explicativas. Além disso, também realizamos atividades com o objetivo de avaliar se o assunto está sendo compreendido pelos alunos, e as dificuldades encontradas, com o objetivo de sempre aprimorar nossa metodologia para que todos compreendam o conteúdo que queremos passar".
Luciana explica que com o projeto, muitas portas se abrem para os jovens: "o Trilha tem um papel importante, principalmente no que diz respeito à qualificação profissional dos alunos. A partir dessa qualificação, eles estarão preparados para ingressar no mercado de trabalho, ou mesmo iniciar um negócio próprio, passando a ter uma renda mensal fixa, podendo até mesmo ser dono de uma empresa e contratar mais funcionários". Na fase inicial do projeto, os alunos puderam ter noções de como criar seu próprio plano de negócio, através de aulas e palestras. O objetivo é que cada um saia do projeto com um perfil mais empreendedor, com conhecimento básico sobre plano de negócio, para que possam ter sua profissão e sua própria renda. Já na fase de qualificação profissional, que está acontecendo não só em Ituaçu, mas em todos os demais municípios, os alunos estão aprendendo a trabalhar, nesse caso, como padeiros e confeiteiros com aulas práticas. Para finalizar o módulo de qualificação profissional, a turma também discutirá um pouco mais sobre o mundo do trabalho: autoconhecimento, planejamento pessoal e carreira, associativismo, cooperativismo e empreendedorismo e entrevistas de emprego. Sobre o projeto Trilha O Programa Na Trilha do Emprego II é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, implementado através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que visa qualificar jovens baianos beneficiários do programa Bolsa Família com idade entre 16 e 29 anos. O programa foi criado com o objetivo de inserir jovens no mundo do trabalho, promover a geração de renda e o protagonismo juvenil, através de ações de valorização dos direitos humanos e cidadania e qualificação profissional.
Saiba mais detalhes sobre o Trilha clicando aqui.
ASCOM IDSB