O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB) está executando o Projeto Na Trilha do Emprego II, do governo do estado, em 12 municípios da Bahia. Na cidade de Ituaçu, localizada na Serra Geral, entrada sul para a Chapada Diamantina, a 148km de distância de Conquista, as atividades da etapa de qualificação social do projeto, com a turma do curso de Pedreiro e Pintor, foram desenvolvidas pela instrutora Karla Viviane Brito. Confira como foram as aulas: Segundo Karla, a fase de qualificação social do projeto Na Trilha do Emprego II em Itauaçu foi bastante significativa: “percebi o interesse dos alunos por todos os temas que trabalhamos em sala de aula. A participação deles foi intensa, especialmente nas atividades que propus durante as aulas”. Com esta turma Karla trabalhou diariamente temas como Direitos Humanos, estudos de gêneros, raça, ética e cidadania, além de educação ambiental, higiene pessoal e promoção da qualidade de vida. No módulo de qualificação social consta também temas como noções de Direito Trabalhista e prevenção de acidentes de trabalho.
As aulas do Trilha, que são desenvolvidas, em sua maioria, em forma de dinâmicas, surtiram efeito em Ituaçu: “o resultado das atividades em sala de aula foi muito positivo com essa turma de Pedreiro e Pintor, tivemos várias discussões enriquecedoras, o que tornavam as dinâmicas ainda mais interessantes”, comenta Karla. Para a instrutora, “a fase de qualificação social é de extrema importância para nossos jovens, uma vez que eles muitas vezes não têm a oportunidade de falar sobre temas que envolvem questões sociais em casa, e acabam oprimidos pela família, ou até mesmo pela sociedade. O projeto Trilha oportuniza esses jovens a lidar e encarar a sociedade em que vive de maneira mais digna”, conclui Karla.
Nessa fase final da fase de qualificação social do projeto, os alunos também puderam ter noções de como criar seu próprio plano de negócio, através de aulas e palestras. O objetivo é que cada um saia do projeto com um perfil mais empreendedor, com conhecimento básico sobre plano de negócio, para que possam ter sua profissão e sua própria renda. Nesta segunda-feira (04), os alunos de Ituaçu começaram a ter aulas da segunda fase do projeto, de qualificação profissional, onde aprenderão a trabalhar como pedreiros e pintores, com aulas práticas. Para finalizar o módulo de qualificação profissional, a turma também discutirá um pouco mais sobre o mundo do trabalho: autoconhecimento, planejamento pessoal e carreira, associativismo, cooperativismo e empreendedorismo e entrevistas de emprego.
Sobre o projeto Trilha
O Programa Na Trilha do Emprego II é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, implementado através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que visa qualificar jovens baianos beneficiários do programa Bolsa Família com idade entre 16 e 29 anos. O programa foi criado com o objetivo de inserir jovens no mundo do trabalho, promover a geração de renda e o protagonismo juvenil, através de ações de valorização dos direitos humanos e cidadania e qualificação profissional.
Saiba mais detalhes sobre o Trilha clicando aqui.
ASCOM IDSB