
É com profundo pesar e imensa tristeza que os dirigentes e colaboradores(as) do IDSB recebem a notícia da passagem da nossa amiga Elizabeth Ferreira Lopes – Beta, aos 69 anos. Sua partida deixa uma lacuna irreparável nos corações de todos que tiveram o privilégio de conviver com sua luz, coragem e dedicação inabalável.
Beta foi uma mãe dedicada e amorosa para seu filho, Eduardo, e uma avó carinhosa, além de ser uma irmã e amiga de valor inestimável. Seu legado, contudo, transcende os laços familiares e se enraíza profundamente na história de Vitória da Conquista, da Bahia e do Brasil. Como professora, Beta dedicou sua vida e fé na educação como instrumento de transformação social. Sua paixão pelo ensino e pela formação de jovens a levou à criação e coordenação do Cursinho Pré-Vestibular Dom Climério, que, em um ato de reconhecimento e afirmação da identidade negra, foi rebatizado como Dandára dos Palmares. Este projeto é um testemunho vivo de seu compromisso com a igualdade de oportunidades.
Sua liderança antirracista foi notável e inspiradora. Beta foi a força motriz por trás da criação e direção da Pastoral do Negro na Diocese de Vitória da Conquista, um espaço de acolhimento, reflexão e luta por direitos. Sua voz firme era um farol na defesa da dignidade e no combate a todas as formas de preconceitos e discriminação.
Além da sua atuação no ativismo e na educação, Beta também marcou gerações como Bandeirante no movimento escoteiro, onde era carinhosamente chamada como Akelá (chefe) dos lobinhos, os escoteiros mirins. Sua energia e alegria moldaram o caráter de inúmeras crianças, ensinando-lhes os valores da coragem e da fraternidade.
Elizabeth Ferreira Lopes – Beta fará muita falta. Sua coragem para enfrentar as injustiças, sua dedicação à família e à causa antirracista, e seu amor incondicional por todos que a cercavam são o maior conforto que nos resta.
Neste momento de dor, expressamos nossas mais sinceras condolências a Eduardo, seu marido, Eduardinho, seu filho, e aos demais familiares, amigos e a toda a comunidade que hoje chora a perda de uma de suas mais brilhantes estrelas.
Que sua memória seja uma eterna inspiração para continuarmos a luta por um mundo mais justo, fraterno e igualitário.
Vitória da Conquista, Bahia 05 de novembro de 2025.
Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano - IDSB