Iuiú (BA) – Vinte moradores do município de Iuiú receberam, na última quinta-feira (9), a certificação pelo curso de Doces e Compotas, promovido pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB), através do Programa Manuel Querino.
A cerimônia foi realizada no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Iuiú e reuniu alunos, representantes do poder público e lideranças comunitárias. O curso teve como foco a qualificação de agricultores, mulheres e jovens para a produção artesanal de doces a partir de frutas típicas da região, com o objetivo de incentivar a geração de renda e fortalecer a economia solidária local.
Para a prefeita de Iuiú, Valdinha, a iniciativa serve como referência e incentivo para o fortalecimento de novas ações de qualificação no município. Na ocasião, ela reafirmou o compromisso da gestão em valorizar a produção local, destacando a importância de ampliar a compra de alimentos provenientes da agricultura familiar e da economia local.
A aluna Márcia Rejane representou a turma na composição da mesa e compartilhou sua experiência durante o curso. Para ela, a formação foi transformadora não apenas em nível individual, mas coletivo: “Achei maravilhoso, com um desempenho muito grande, nem só para mim, mas para minhas colegas. Um incentivo aqui na cidade”.
Segundo a instrutora Elândia Oliveira, os participantes saem capacitados para empreender: “Capacitamos 20 alunos e essas pessoas vão poder desenvolver uma atividade que vai ajudar na sua renda do dia a dia”.
O presidente do IDSB, Eduardo Moraes, destacou a importância da formação profissional como instrumento de transformação social e reafirmou o papel do IDSB como agente de execução de políticas públicas voltadas à inclusão produtiva.
Programa Manuel Querino
O Programa Manuel Querino é uma iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) voltada à qualificação social e profissional de trabalhadores, com o objetivo de ampliar o acesso e garantir a permanência no mercado de trabalho. Através de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), o programa atende jovens e pessoas em situação de vulnerabilidade social, promovendo o desenvolvimento de habilidades e competências alinhadas às demandas de diferentes setores produtivos.
Para acessar mais informações sobre o Programa Manuel Querino clique aqui.
