Acontece nesta sexta-feira, 10 de outubro, em Guanambi, a Plenária Territorial de Economia Solidária do Sertão Produtivo. O evento, que será realizado no Centro Universitário UniFG, das 8h às 16h30, visa aprimorar o suporte e dialogar sobre novas estratégias para o desenvolvimento e fortalecimento dos empreendimentos solidários da região.
A plenária é promovida pelo Centro Público de Economia Solidária do Sertão Produtivo (Cesol), gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB), em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) do Governo do Estado da Bahia.
O encontro tem como principais objetivos aprimorar a assistência técnica oferecida pelo Cesol, encontrar novas formas de comercialização para os empreendimentos e garantir que as políticas públicas voltadas ao setor gerem o máximo de impacto positivo para os grupos atendidos.
“Esta Plenária é fundamental para o Sertão Produtivo. Não apenas para debater, mas para fortalecer a Economia Solidária, que é um pilar de desenvolvimento social e geração de renda em nossa região”, destaca Ramon Lima, coordenador geral do Cesol Sertão Produtivo.
Programação
A programação começa com um café da manhã de acolhida, seguido pela apresentação musical de Gil Martins, que trará a força do sertão e as vivências da região por meio da música e da poesia. Em seguida, será realizada a mesa de abertura com representantes de entidades, empreendimentos e órgãos parceiros.
O evento incluirá uma apresentação sobre a trajetória e as ações do Cesol no território desde 2013, evidenciando os avanços e os desafios da economia solidária na região.
No período da tarde, os participantes serão divididos em grupos de trabalho para debater eixos temáticos estratégicos. Este momento de escuta ativa e construção coletiva culminará com a socialização das propostas elaboradas por cada grupo ao final da plenária.
