A Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária, com apoio da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Superintendência de Economia Solidária e Cooperativismo, promove nos dias 02, 03 e 04 de agosto, o Encontro Nacional 20 Anos da Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária. O encontro acontece a partir das 14h no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, e conta com a presença do secretário da Setre, Davidson Magalhães, e do Secretário Nacional de Economia Popular e Solidária, Gilberto Carvalho, entre outras autoridades.
A Rede comemora duas décadas de atuação fomentando o desenvolvimento, promovendo articulações e intercâmbio, além de proposições de políticas públicas no Brasil. A Bahia foi escolhida para abrigar o evento porque o estado é uma referência nacional nas políticas públicas de Economia Solidária. Cerca de 300 gestores que atuam no segmento devem participar do evento, além de organizações fundamentais na construção da Economia Solidária. A programação conta com palestras, debates, mostras de soluções práticas e atrações culturais.
O evento é um marco, pois a Rede vive um momento de protagonismo contando com a participação das prefeituras e governos estaduais interessados cada vez mais pela pauta. Além disso, existe uma grande expectativa com a recriação da Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária (Senaes) do Governo Federal.
Políticas públicas - Para o Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) do Governo da Bahia, Davidson Magalhães, a atuação da Rede de Gestores é fundamental para o desenvolvimento da economia solidária.
“Passamos por tempos turbulentos, e a economia solidária deu seu nome sendo resistência, em especial aqui na Bahia. Agora temos tudo para sermos mais fortes em prol desta política pública, pois o momento é de reconstrução da democracia e da retomada do desenvolvimento em nosso país. Juntos, com a Rede De Gestores podemos reconstruir e lutar pela aprovação da Lei Federal da Economia Solidária”, destacou o Secretário da Bahia.
De acordo com o Secretário Executivo da Rede de Gestores, Jairo Santos, essa é uma oportunidade para trazer avanços na economia Solidária e Sustentável, para que os governos estaduais e as prefeituras do Brasil possam fomentar as políticas públicas, assim como os empreendimentos de economia solidária.
“O Encontro de 20 anos da Rede de Gestores é um momento diferenciado que está sendo construído com a mobilização de todo o país, para que juntos possamos tratar dos grandes temas que são relevantes na construção do sistema nacional, a exemplo da Lei e do financiamento dessa política”, pontuou Jairo Santos.
O Superintendente de Economia Solidária e Cooperativismo da Setre, Wenceslau Júnior reforça que os 20 anos da Rede de Gestores na Bahia é muito significativo, mas o que importa é que essa celebração está marcada pela união do país buscando novas soluções e tecnologias para fortalecer a Economia Solidária. “Chegou a nossa hora de avançar, e temos tudo na mão para que isso se consolide. Vejo a pujança da Economia Solidária da Bahia e desejo que essa potência cresça e que ocorra em cada canto do país. A celebração deste encontro tem esse propósito, avançar!”, relatou o Superintendente.
O evento para a construção desta pauta é destinado a gestores de políticas públicas nos âmbitos municipal, estadual e federal, representantes de entidade de fomento, empreendimentos econômicos solidários, movimentos sociais, pesquisadores e demais interessados pela economia solidária.
| Texto: SETRE. Contém atualização.
Fotografias: Fernando Udo. SETRE/BA.